Seduc realiza live de prevenção a arboviroses em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria de Educação de Contagem, transmitiu nesta quinta-feira (24), no Canal da Educação no youtube, a live de prevenção e combate à Dengue, Zika e Chikungunya. O evento virtual foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e teve como objetivo preparar os(as) professores(as) para a conscientização dos(as) estudantes da Rede Municipal de Ensino a respeito das arboviroses.

As palestrantes Samantha Leão, diretora de vigilância ambiental e controle de zoonoses e Fernanda Andrade, médica veterinária e referência técnica de arboviroses também do setor de zoonoses de Contagem, apresentaram dados das ações de controle desenvolvidas pelos agentes comunitários da saúde e destacaram o importante papel da população junto ao setor público.

Para Samantha Leão, o principal apoio da comunidade escolar é “auxiliar na divulgação das medidas de prevenção e combate as doenças”. “Nós queremos chamar atenção para as recusas, as pessoas não recebem os agentes de controle vetorial que realizam um trabalho importante para toda a sociedade”.

“A equipe de agentes de endemia, juntamente com os veterinários, fazem o controle retroviral do município, de três em três anos a capital Belo Horizonte e região atinge um pico de casos prováveis de arboviroses e Contagem segue o fluxo de toda a área metropolitana”, destacou Samantha.

A veterinária Fernanda Andrade reafirmou, também, a importância da parceria com a educação. “A principal forma de combate a essas doenças é por meio da conscientização da população e nada melhor que contar com a colaboração de educadores(as) e pedagogos(as) da Rede municipal de Ensino”.

“Essas doenças são causadas por vírus e transmitidas ao seres humanos por meio de vetores que, nesses casos, é o Aedes Aegypti. A tendência de pico é um fato historicamente observado nos anos anteriores”, concluiu Fernanda.

A live faz parte das medidas do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como objetivo promover a saúde no ambiente escolar e melhorar a qualidade de vida dos(as) estudantes. O programa tem realizado ações relacionadas às principais doenças que atingem as regionais de Contagem e possui mais 12 ações estabelecidas que serão desenvolvidas ao longo do ano.

Para acompanhar a live sobre prevenção e Combate à Dengue, Zica e Chikungunya, acesse:

Para mais informações sobre o Programa Saúde na Escola e as 12 ações para 2022, acesse:

Estagiária Ádria Oliveira sob supervisão do jornalista Fernando Dutra