Seduc promove seminário para educadores municipais

Ciclo de palestras foi voltado para pedagogos e dirigentes da rede municipal de ensino.

A diretoria de formação da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu o primeiro ciclo de palestras para pedagogos e dirigentes da rede municipal de ensino. O evento aconteceu em dois turnos no Centro Universitário Una, em Contagem. Com o nome “Inovar para Transformar” o seminário reuniu aproximadamente 300 pessoas no auditório da faculdade.

Os educadores puderam acompanhar os temas apresentados por Rafael Ávila, diretor de inovação do grupo Anima; Yluska Bambirra, consultora de empreendedorismo e Izabel Pimenta, neurociências em educação. Todo o tema serviu para mostrar o uso das novas tecnologias em sala de aula e o aluno como protagonista. “Esse evento foi desenhado entre Una e Seduc para os educadores de Contagem. Aqui abordamos temas que são fundamentais para o desenvolvimento da nossa política educacional. Pensamos nos processos cognitivos emocionais e psíquicos que estão envolvidos na aprendizagem do aluno”, destaca Cláudia Caldeira Soares, secretária adjunta de Educação.

Planejamentos e abordagens também foram destaques na palestra. A ideia da Seduc é abrir leques de qualificações nos cursos de formação. Os palestrantes trouxeram vídeos e slides com conteúdos para aplicações de novas formas de trabalho a serem usadas nas escolas. Ideias como sites, aplicativos e tudo que a grande mídia possui, foi apresentado aos presentes. “Viemos com o intuito de provocar os educadores e educandos no sentido de levar novas ferramentas e práticas que podem ser usadas dentro da sala de aula. Queremos levar novas possibilidades ao ensino do município”, explica Ghisene Alecrim, coordenadora da formação escolar da Seduc.

Ao final do evento os educadores de Contagem mostraram-se satisfeitos e ansiosos para levar tudo o que aprenderam para dentro de suas escolas. “Queremos desenvolver todas as potencialidades dos alunos e hoje conhecemos novos apontamentos para a educação na cidade. Fiquei satisfeita com tudo o que foi apresentado e pretendemos levar para a nossa escola”, finaliza Eunice Geralda de Melo Sá, diretora da Escola Municipal Ana Guedes Vieira.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Newton de Castro Resende