Seduc firma parceria inédita com a Fundação Lemann

Município está entre os quatro selecionados no Brasil para receber assessoria educacional

De forma inédita, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), firmou uma parceria com a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada à inovação, gestão, políticas educacionais e à formação de jovens talentos. O objetivo é melhorar a educação nas escolas de Contagem e alinhar com os educadores e diretores o desenvolvimento profissional e o aperfeiçoamento das práticas de gestão nos processos pedagógicos.

Contagem é o único município de Minas Gerais a receber consultoria do Fundação Lemann. A cidade foi escolhida para participar do programa Formar após participar de uma seleção com aproximadamente 50 municípios. “Por meio da seletiva vimos que Contagem é um ambiente propício para melhores resultados na educação. Além disso a Secretaria de Educação facilitou a abertura para o nosso trabalho. estamos satisfeitos em formar essa parceria em prol da melhoria da qualidade de ensino de Contagem”, afirmou a administrada da Fundação Lemann, Mariana Lopes Fontoura.

A consultoria é realizada de forma gratuita pela Fundação. Durante três anos, todas as 68 escolas de ensino fundamental receberão visitas técnicas para elaboração de diagnósticos para o desenvolvimento e excelência do serviço prestado. Além disso o programa propõe alternativas para solucionar os desafios nas políticas educacionais, tais como: currículo, avaliações padronizadas, formação de professores e acompanhamento pedagógico.

Profissionais da Fundação Lemann visitam a E.M. Maria do Amparo

Três representantes da Fundação Lemann já estão em Contagem. Eles se reuniram com o Secretário Municipal de  Educação, Joaquim Antônio Gonçalves e membros da equipe pedagógica da Seduc. Além disso fizeram visitas a escolas da cidade para conhecer o perfil do ensino municipal e traçar diretrizes de trabalho.”Ter o respaldo de profissionais capacitados é excelente. A parceria vai proporcionar melhorias na educação no município”, destacou a diretora da Escola Municipal Maria do Amparo, Sandra Mary Melo.

O programa Formar é uma parceria entre a Fundação Lemann e redes públicas de educação de todo o Brasil. A parceria já acontece em 17 redes públicas, apoiando mais de 1500 profissionais da educação entre equipes das secretarias, gestores escolares e professores, além de contribuir com a aprendizagem de mais de 600 mil estudantes no país.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Leonardo Melo/Newton de Castro Resende