SEDUC e Secretaria Municipal de Defesa Social de Contagem promovem ações em homenagem ao mês da mulher

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e a Secretaria Municipal de Defesa Social de Contagem elaboraram ações internas em homenagem ao mês das mulheres. As iniciativas estão sendo desenvolvidas desde o início do mês de março e tem o objetivo de promover a participação das servidoras(es) e valorização da luta feminina pela equidade.

A equipe que organizou a proposta para o mês de março na Seduc, sugeriu às servidoras que escrevessem o que elas gostariam de desejar a outras mulheres para celebrar a data. E como resultado da dinâmica foram apresentadas frases de respeito, força, reconhecimento e igualdade de direitos.

Para a assessora de direitos humanos e superintendente de projetos especiais da Seduc, Dalila Reis, “ talvez seja mais fácil presentear a nós mulheres com flores ou presentes, mas o que nós queremos para além da profissão. É pensar na mulher em sua integridade, para que nós possamos exercer todas as funções sociais com respeito e empatia”, afirmou.

Além da dinâmica, a Secretaria de Educação também tem compartilhado em suas redes sociais durante todos os dias do mês de março mensagens de apoio, valorização e empoderamento feminino.

Já na Secretaria Municipal de Defesa Social foi realizado o Projeto Mulheres da Paz, em parceria com a E.M Senador José Alencar e E.M Paulo César Cunha. O intuito do projeto, que foi instituído em 2019, é auxiliar e orientar na prevenção às violências contra mulheres considerando as potencialidades comunitárias e a importância da retaguarda institucional.

Com a finalização do projeto em novembro de 2021, diante da avaliação positiva e apontamentos das mulheres e instituições sobre a importância da continuidade e sustentabilidade, a perspectiva do projeto no município tem sido prioridade no âmbito da Subsecretaria de Prevenção e Segurança/Superintendência de Prevenção às Violências e Promoção de Territórios Seguros e foi resgatada no mês de março de 2022.

As escolas municipais Senador José Alencar e Paulo César Cunha serviram de ponto de encontro para as reuniões das mulheres uma vez por semana e a dos jovens três vezes, disponibilizando também, o uso do Wi-fi para aqueles que não tinham acesso a internet, o que possibilitou a inclusão e permanência dos participantes no acesso remoto.

Estagiária Ádria Oliveira, sob supervisão do jornalista Fernando Dutra.