Seduc e Funec propõe parcerias para a Educação de Contagem em reunião com representantes da embaixada francesa

Na manhã desta sexta-feira (29/10) as equipes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) receberam o Adido de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Minas Gerais, Vincent Nédélec, e o diretor da Aliança Francesa Belo Horizonte, Yves Mahé, para encaminhar parcerias que beneficiem a comunidade escolar do município.

Além da possibilidade de implementar a oferta da língua francesa a estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da educação na Rede Municipal de Ensino e Funec, a proposta do encontro foi iniciar o diálogo em torno de parcerias para promoção nas áreas da educação, produção científica, artes, cinema, música e outras atividades culturais.

Durante a reunião o diretor Yves Mahé destacou o trabalho da embaixada com diversas iniciativas locais e projetou a parceria com o município de Contagem. “Precisamos identificar pessoas e locais da cidade com maior potencial para implementarmos tanto a oferta da língua francesa quanto atividades lúdicas, culturais e científicas”, destacou.

Mahé completou afirmando que é de interesse da embaixada francesa a oferta de “todo um pacote de ações”, em um esforço de “convergência” e “união de forças” para novas propostas.

A Secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, apontou que a política educacional do município é “adequada” para esta parceria “multidisciplinar” com a diplomacia francesa. “Na nossa perspectiva educacional, definida através do documento ‘Trilha do Saber’, que nos orienta pedagogicamente, a formação é vista como um todo, não apenas aprender um novo idioma”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião o Vice-Presidente da Funec, professor Paulo Figueiredo, o assessor da Prefeitura Municipal, Albert Plucky e a equipe de assessoria da Seduc.

Repórter Fernando Dutra