Seduc é destaque no Encontro Internacional de Felicidade e Bem-Estar

Ações da secretaria em prol dos contagenses chamaram a atenção dos participantes

Durante três dias foi realizado no Centro de Memória do Trabalhador da Indústria de Contagem o Encontro Internacional de Felicidade e Bem-Estar. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre diversos temas ligados à psicologia, sociologia, filosofia e economia comportamental. Eles ainda tiveram momentos de confraternização e diversão.

Quem passou pelo o evento também pôde conhecer os trabalhos desenvolvidos por empresas, ONG’s, instituições e poder público em prol do bem-estar social. A Secretaria Municipal de Educação expôs as ações que vem sendo desenvolvidas nas escolas da cidade em um estande de 9 m².

Os participantes conheceram os novos livros literários que neste ano estarão nas salas de aula de todas as instituições de ensino. Foram adquiridos 25 mil exemplares. A gibiteca, com diversos gibis da Turma da Mônica também será mais uma opção de leitura nas escolas.

O novo mobiliario para a educação infantil e ensino fundamental que as escolas começaram a receber no ano passado também foram expostos. As cores e o formato do mobiliário chamaram a atenção. O parquinho, produzido com materiais que garantem segurança e em formato e tamanho que atendem às necessidades motoras das crianças também fizeram sucesso. As 68 escolas que atendem educação infantil já receberam os brinquedos.

A Secretaria Municipal de Educação levou ainda para o evento os kits escolares, distribuídos para todos os estudantes no início do ano letivo. Quem passou pelo estande também pôde conferir os novos uniformes escolares. As roupas já estão sendo confeccionadas e a partir de maio, todos os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberão gratuitamente as peças personalizadas. A ação é inédita no município.

No projetor, os visitantes podiam conhecer as futuras instalações da primeira escola integral do município e as cinco Unidades de Educação Infantil que estão sendo construídas nos bairros Tropical, Lúcio de Abreu, Vale das Orquídeas, Arvoredo e Colonial. “Estou impressionada com o trabalho que a Secretaria de Educação tem desenvolvido. Eu vou falar por mim; do 5º ao 8º ano eu usei o mesmo uniforme e o livro era xerocado. Atualmente os estudantes têm isso à disposição. Se formos avaliar pelo passado, essas ações seriam utopia. Hoje, saber que nossos filhos podem ir com material e uniformizados sem depender de favor de ninguém é muito bom”, destacou a psicóloga Andréia Félix.

O evento
O II Encontro Internacional da Felicidade e Bem-Estar foi aberto pelo prefeito de Contagem, Alex de Freitas. Em discurso, Alex falou da importância do Movimento pela Felicidade. “Um dos legados que gostaria de deixar para a população é a felicidade. A responsabilidade de qualquer agente público para contribuir com o bem-estar do seu povo é muito maior. Se para ser livre a gente precisa se comprometer, para ser feliz também. Eu me comprometo com essa cidade e trabalho todos os dias com o objetivo de fazer algo melhor para as pessoas e para que elas possam ser felizes”, destacou

O evento contou com a presença do médico psiquiatra, presidente do Instituto del Bienestar de Chile, Membro da Organização Mundial “Action for Happiness”, Daniel Martínez Aldunate, de uma das cantoras e compositoras contemporâneas mais populares do Chile, Maria Colores, do presidente do Instituto Movimento pela Felicidade, professor Benedito Nunes, do prefeito da cidade chilena de Quillota, Luiz Mella, autoridades municipa is e estaduais.

As atividades foram encerradas por Nina Scheliga, bacharel em ciências políticas e administração pública pela FGV, Vanessa Zanella, mestre em relações internacionais e analista do PNUD, Armelle Cibaka (da República Democrática do Congo, bacharel em direito internacional e mestranda em relações internacionais pela PUC Minas, que fizeram um panorama sobre as Organizações Munidiais a Serviço da Felicidade e do Bem-Estar.

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Leonardo Melo