Seduc auxilia abertura de Caixas Escolares das novas Cemeis de Contagem

A Secretaria de Educação de Contagem – Seduc auxiliou seis novos Centros Municipais de Educação Infantil – Cemei de Contagem na abertura dos Caixas Escolares próprios, auxiliando na independência de gerenciamento das unidades.

As novas unidades são: Cemei Maria do perpétuo Socorro Madureira Nascimento, Cemei Vale das Orquídeas, Cemei Arvoredo, Cemei Professor Orlando Diniz, Cemei Vila São Paulo e Cemei Francisco Leite Murta.

Por serem novas as unidades recebiam os recursos por meio dos Caixas Escolares de outras unidades de ensino. Cada nova unidade da Cemei teria de completar todos os trâmites necessários para criar seus próprios Caixas Escolares, mas, com a ajuda da equipe da Seduc o processo foi acelerado.

Para secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, a abertura dos Caixas Escolares permitem às escolas começar o ano de 2022 com mais organização. “Enfrentamos muitas dificuldades em 2022 e é muito bom terminar o ano com uma ação tão positiva e um trabalho tão bem realizado pela equipe da Seduc. Pro próximo anos pensamos mais cursos de formação e um programa de computador adequado para facilitar o trabalho administrativo. Estamos trabalhando pra fevereiro estar tudo funcionando e consolidar propostas pedagógicas inovadoras”, destacou.

Gláucia Rosa foi eleita recentemente diretora da Cemei Vale das Orquídeas e comemorou a iniciativa da Seduc. “Como escolas novatas estávamos vinculadas a outras escolas e dependíamos da boa vontade de outros dirigentes. Com esse Caixa Escolar fechamos o ano com chave de ouro, com autonomia para gerir os recursos e melhorar a escola. Será importantíssimo pra nós”, comemorou.

Caixa Escolar

Os Caixas Escolares tem por finalidade geral administrar os recursos financeiros das unidades de ensino, oriundos de repasses da União, do Estado e do Município, e aqueles arrecadados pela unidade escolar.

Além disso, tem as finalidades específicas de gerenciar os recursos financeiros destinados às ações do processo educativo; promover, em caráter subsidiário e complementar, a conservação e manutenção do prédio e equipamentos da unidade escolar; colaborar na assistência e formação do educando, por meio da aproximação entre pais, alunos e professores, promovendo a integração entre administração pública, comunidade, escola e família.

Também, adquirir materiais de consumo (custeio) e permanente que forem necessários ao regular funcionamento da escola; apoiar ações solidárias dos alunos, do Colegiado, Conselhos, Associações de Pais e Mestres, Grêmios Estudantis e outros; participar de programas e serviços de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente, desenvolvidos pela Comunidade; e garantir ampla e plena participação da Assembleia Escolar nas atividades e ações da Caixa Escolar.