Seduc apresenta modelo de funcionamento do Centro de Educação Integral de Contagem a moradores do Ressaca

As inscrições para os estudantes terão início no dia 7 de janeiro até o dia 17 de 2020.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) reuniu com os moradores da regional Ressaca, no primeiro Centro de Educação Integral (CEI) de Contagem, no bairro Arvoredo, nesta sexta-feira (20/12). A secretária municipal de Educação, Sueli Baliza apontou os moldes de inscrição e atendimento para os pais dos estudantes que desejarem matricular os filhos. As aulas serão iniciadas em fevereiro de 2020.

As inscrições para os estudantes terão início no dia 7 de janeiro até o dia 17. Todas informações poderão ser lidas no Diário Oficial de Contagem nesse LINK.

De acordo com Sueli Baliza, o CEI vai entrar para a história do município como referência em educação, acolhimento e equidade. “Queremos uma escola aberta e bastante participativa com a comunidade. É dever dos pais estarem também presentes nesse marco histórico e sabemos que daqui sairão grandes acadêmicos, técnicos, profissionais aptos a enfrentarem o mercado de trabalho. Mais importante do que oferecer atendimento aos estudantes nesta escola, durante sete horas, com alimentação e com todas as condições de estudo, é dar a eles uma perspectiva de vida, por meio desse plano pedagógico que será implementado aqui em conjunto com mais escolas”, explica.

Presente no evento de apresentação, o prefeito Alex de Freitas confirmou a entrega para fevereiro de 2020 e disse que grandes coisas estão por vir para o bem da cidade. “Eu e toda a minha equipe queremos ver de perto esse espaço lotado de estudantes em fevereiro. Vamos entregar um local de felicidade e a educação sem sombra de dúvidas é o carro-chefe para todas as crianças, adolescentes e adultos no Brasil”, destacou.

Atendimento

O CEI tem capacidade para atender 600 estudantes em tempo integral e mais mil no contraturno escolar, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Caso a demanda seja maior do que a possibilidade de atendimento, os critérios para selecionar os estudantes para as vagas ofertadas serão definidos, conforme a vulnerabilidade, por meio da comprovação de itens publicados no Diário Oficial de Contagem (DOC). Para os estudantes da Rede Municipal, as inscrições deverão ser feitas na própria escola de origem; para estudantes de outras redes deverão ser realizadas na própria Seduc, na Rua Coimbra, 100, Santa Cruz Industrial, das 8h às 17h, dos dias 7 a 17 de janeiro.

O horário do tempo integral será das 7h30 às 17h, já no contraturno, os estudantes serão atendidos no turno da manhã, das 8h às 11h30, e no turno da tarde, das 13h às 16h30. Todos receberão almoço e lanche nas atividades diárias, sendo o almoço servido na escola onde o estudante está matriculado no horário regular.

Estrutura e Projeto Pedagógico

Mais de 7 mil metros quadrados de área construída irão abrigar o CEI. Todo o projeto do CEI é sustentável, haverá piscina, ginásio poliesportivo, pista de atletismo, pista de skate, biblioteca ampla, auditório. Haverá, também, sala de robótica, programação e produção de games, estúdio de TV e rádio. As salas de aula serão organizadas em distintas áreas de trabalho (com estrutura e mobiliário flexível, colorido) e áreas de convivência, utilizando ferramentas tecnológicas, além de recursos pedagógicos diferenciados e inovadores.

Para que os alunos tenham a melhor escola de tempo integral, ela terá o modelo de currículo integrado. Este currículo é composto por uma parte obrigatória, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma parte eletiva e o processo de avaliação. O diferencial é que na parte eletiva serão ministradas oficinas e práticas oferecidas nos 40 ambientes à disposição no CEI e o aluno escolherá o que pretende cursar, dentro do período da carga horária eletiva disponível.

A cada semestre, a Seduc apresentará a lista das oficinas disponíveis e os alunos se matricularão a partir do que pretendem desenvolver com os projetos coletivos, pessoais e mesmo seu Projeto de Vida. Com a articulação desse modelo de currículo, a Seduc pretende oferecer atendimento integrado aos estudantes abrindo novas possibilidades e experiências contribuindo para formar seu legado na Educação em Tempo Integral de Contagem.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Vanessa Trotta