Secretários de educação debatem inclusão e meio ambiente

O evento serviu para mostrar diretrizes aos municípios membros da Granbel.

Cerca de 70 autoridades da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), que discutiram temas como o meio ambiente e inclusão nas escolas. O 3º Encontro do Fórum dos Secretários Municipais de Educação ocorreu no Centro de Proteção e Educação Ambiental (CPEA), na Mata do Jambreiro, em Nova Lima.

O auditório, cercado pela mata nativa, foi cenário propício para a discussão dos temas que relacionam estudantes e meio ambiente. “Trabalhar o meio ambiente e a inclusão é de extrema necessidade nas cidades mineiras. Somente assim poderemos ter um local mais justo para se viver”, afirma Danilo Vieira Júnior, secretário Municipal do Meio Ambiente de Nova Lima.

O secretário Municipal de Educação de Contagem, Joaquim Antônio Gonçalves. trocou experiência sobre aplicação dos conceitos na cidade. “O encontro com os secretários torna-se extremamente importante, porque fortalece as necessidades e a luta conjunta de todos os municípios da região da grande Belo Horizonte. Queremos no próximo encontro poder discutir com muita determinação as questões que envolvem o Fundef”, salientou Joaquim.

O evento contou com a participação do grupo cultural “Us Mala”. A companhia pertence à Escola Municipal Ana do Nascimento, de Nova Lima. Os atores mostraram como se trabalha inclusão e arte no município. Eles apresentaram clássicos do samba e no final entregaram pães feitos por eles, nas oficinas da escola. “Inclusão é dar amor ao próximo”, enfatiza a líder do grupo, Roselita Flor de Maio.

Um novo tema a ser discutido, próximo mês, na sede da Granbel. A reunião abordará o ressarcimento dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para os municípios.

Reportagem e fotos: Leonardo Melo