Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social articulam ações de voluntariado e sustentabilidade

As secretárias de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, e de Desenvolvimento Social, Segurança Alimentar e Agroecologia, Viviane França, participaram de reunião nesta sexta-feira (5/3), na Secretaria de Educação, para debaterem sobre voluntariado e sustentabilidade.

Junto com a coordenadora do Projeto Transformar Contagem e do presidente da ONG Minas Voluntária, Rodrigo Starling, que participaram da reunião, foi levantada a possibilidade de implantar na Fundação de Ensino de Contagem (Funec) um projeto para a prática do voluntariado.

A Funec e a Secretaria de Desenvolvimento Social já foram parceiras no projeto ‘Voluntalks’, promovido pelo Transformar Contagem e que contou com grande adesão dos alunos dos três turnos (manhã, tarde e noite).

Telma, que também é presidente da Funec, considera que esta é “uma pauta muito importante para se trabalhar de forma transdisciplinar. Neste momento de grandes desafios poderíamos começar pelos alunos da Funec, que já tem experiência e, no futuro, ampliar para toda a rede”, disse.

O presidente da Minas Voluntária, Rodrigo Starling afirmou que, no Brasil, o voluntariado “é grande em volume e fraco em gestão”. Assim, afirma Rodrigo, seria importante “começar desde cedo, nas escolas” a trabalhar a questão do voluntariado, “de forma transversal”.