Secretaria Municipal de Educação de Contagem lança o projeto: Centro de Memória da Educação

Nesta quinta-feira (8/7), durante 2º Encontro Formativo de Práticas Pedagógicas com transmissão feita pelo Canal da Educação de Contagem no Youtube, foi anunciado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o lançamento do Centro de Memória da Educação de Contagem.

O projeto tem como objetivo recuperar, preservar e divulgar a memória e a história da Rede Municipal de Educação e da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC). O foco do Centro é promover ações de preservação do patrimônio educativo da Cidade e valorizar a trajetória dos profissionais da educação que contribuíram e contribuem para a construção da Rede de Ensino.

Para isso, segundo Carolina Dellamore, historiadora do Centro de Memória, serão realizadas ações importantes, como o início do projeto permanente “Memórias em rede: história oral dos profissionais da educação de Contagem”.

As entrevistas deste projeto começarão em agosto, inicialmente com profissionais da educação aposentados, e serão realizadas nos estúdios da Una Contagem, instituição de ensino superior parceira da Seduc.

O Centro de Memória irá identificar, recolher, catalogar, preservar e divulgar documentos, fotos, registros, objetos que contam a história da Rede Municipal de Educação de Contagem e Funec. Todos os interessados podem fazer doações de acervos na própria Secretaria de Educação, localizada em Rua Coimbra, 100 , Santa Cruz, Industrial – Contagem MG.

MAVE

Foi anunciada também a 1º Mostra Audiovisual Escolar (MAVE), projeto inaugural do Centro de Memória da Educação de Contagem que envolve a Seduc, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e a Secretaria Municipal de Cultura.

A MAVE pretende promover o contato de estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da Educação com a linguagem cinematográfica. O tema desta edição é “Minha Escola tem Memória” e a proposta é que os participantes produzam vídeos contando suas memórias e sentimentos com relação a escola, refletindo sobre como é estar longe do espaço escolar durante esse período de pandemia.

Segundo Marco Antônio Carvalho, diretor de ensino da FUNEC, a 1º Mostra Audiovisual Escolar terá grande contribuição para o Centro de Memória da Educação de Contagem.

“Muitos professores e professoras da educação tem interesse e conhecimento na área de audiovisual, e acabam desenvolvendo projetos pedagógicos interessantes usando essa forma de comunicação. O que estamos fazendo nesse momento é registrar uma futura memória”, concluiu o diretor de ensino.

Para mais informações do Centro de Memória da Educação e acesso ao Regulamento da 1ª Mostra Audiovisual Escolar (MAVE), clique no link abaixo:

Centro de Memória da Educação