Secretaria de Educação inicia repasse aos Caixas Escolares da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação iniciou, nesta sexta-feira (11/6), a assinatura do Termo de Compromisso 2021 para posterior repasse das parcelas de custeio e capital da Caixa Escolar. Participaram da assinatura a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, acompanhada do subsecretário de Gestão e Operações, Antônio David, e dirigentes escolares.

Para o primeiro grupo de assinaturas foram chamados os representantes das seguintes escolas: EM Otacir Nunes dos Santos, EM Dona Babita Camargos, EM Dona Gabriela Leite Araújo, EM do Bairro Tropical, EM Randolfo José da Rocha, Umei Perobas, Umei Vereador Ailton Diniz e Umei Icaivera.

Este ano, para auxiliar as escolas de Contagem, a Seduc condicionou o início do repasse dos recursos à apresentação da prestação de contas do Termo de Compromisso pelas escolas. Antes, a liberação da verba era condicionada à aprovação final da prestação de contas.

A Caixa Escolar é uma entidade de direito privado que não se confunde com a Escola ou com a Prefeitura. Elas recebem recursos que são destinados para a realização de Projetos de Ação Pedagógica que buscam complementar a formação de alunos e professores e suplantar as deficiências de aprendizagem.

Com os recursos da Caixa Escolar as escolas poderão, inclusive, adquirir equipamentos e insumos que auxiliem no combate à pandemia do coronavírus como faceshield, máscaras, toten para álcool gel, tapetes sanitizantes, entre outros. Desta forma, as unidades de ensino de Contagem estarão mais seguras para estudantes e trabalhadores e trabalhadoras da Educação.