SAÚDE DA MULHER – OUTUBRO ROSA

Hoje vamos falar de prevenção. A campanha Outubro Rosa surgiu para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a promover ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são, até hoje, direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

A campanha cresceu e, hoje, o mês de outubro, em todo mundo, traz campanhas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
A prevenção primária a uma doença como o câncer de mama e o câncer de colo do útero é composta por ações que impedem ou diminuem o aparecimento da doença, já a prevenção secundária, como a mamografia e o exame ginecológico, chamado Papanicolau, não impede o aparecimento, mas permite a detecção precoce e possibilita a cura com menor agressividade no tratamento. O câncer de mama tem cura, se for diagnosticado precocemente.

Abaixo, encontram-se algumas dicas sobre o autocuidado e a prevenção. CLIQUE AQUI.

Autocuidado:

O autocuidado em relação ao câncer de mama é um conjunto de práticas que podem ser adotadas pelas mulheres para preservar a saúde da mama. Essas práticas têm impacto tanto na redução do risco para o surgimento de um câncer de mama quanto para a detecção precoce no caso da doença aparecer.

Detecção precoce:

O autoexame é uma das práticas mais conhecidas de autocuidado. Ele é importante para que você conheça bem o seu corpo e possa perceber, com facilidade, qualquer alteração suspeita nas mamas. Se você notar algo diferente, procure um médico imediatamente, pois só ele poderá determinar, se os sintomas correspondem ou não à doença. Em caso positivo, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura.

Câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero é decorrente da infecção persistente causada por alguns tipos do Papilomavírus Humano. A principal causa do câncer de colo do útero é o Papilomavírus Humano (HPV), um vírus transmitido, na maioria dos casos, pela relação sexual, que nos homens pode evoluir para o câncer de pênis.
Embora a infecção genital causada por esse vírus seja frequente, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações, entretanto, podem ser identificadas por meio do exame Papanicolau e, quanto mais precocemente são detectadas, maior é a oportunidade de cura da doença.
Dicas para diminuição do risco do câncer de mama e colo do útero:

Câncer de mama

– Manter hábitos saudáveis evitando a obesidade;
– Evitar o álcool e tabagismo;
– Fazer o autoexame;
– Realizar exames de mamografia.

Câncer de colo do útero

– Imunizar contra o HPV por meio de vacina;
– Ir regularmente ao ginecologista e realizar exames de Papanicolau;
– Evitar o início precoce da vida sexual;
– Manter os cuidados e a prevenção durante as relações sexuais, principalmente com o uso de camisinha.

Saúde da mulher, um direito de todas!!!
#outubrorosa#prevenção#autocuidado#saúdedamulher

REFERÊNCIAS:

CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI