Reunião itinerante da Granbel debate os desafios da Educação

Contagem quer mais diálogo para resolver questões envolvendo as escolas do Estado no município

Contagem marcou presença na 8ª Reunião Itinerante da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). O evento na terça-feira (6), na cidade de Ribeirão das Neves. O tema “Educação e seus desafios” teve explanação feita pelo secretário-adjunto de Estado da Educação, Wieland Silberschneider. A reunião foi aberta pelo presidente da Granbel e prefeito de Nova Lima, Vitor Penido.

Vários prefeitos ressaltaram problemas comuns, como falta de segurança pública das escolas, de recursos para o transporte de alunos em áreas rurais e para reformas e manutenção da parte física das escolas estaduais em seus municípios.

Representando Contagem, o chefe de gabinete do prefeito Alex de Freitas, Sérgio Mendes, disse que a maior dificuldade atualmente está sendo a falta de diálogo entre o município e a Secretaria de Estado da Educação, principalmente no que diz respeito à necessidade de reformas e de melhor manutenção das escolas estaduais localizadas no território de Contagem.

“Independentemente da questão partidária, precisamos encurtar esta distância. O fato é que em 2017 tivemos uma relação republicana com o governo estadual em várias outras áreas. Na Educação, porém, ainda não obtivemos respostas para vários pleitos”, salientou Sérgio Mendes, que ressaltou que as portas da prefeitura estão abertas para resolver questões desta área que é de grande importância.

O secretário de Educação de Contagem, Joaquim Antônio Gonçalves, também participou do evento e disse que cerca de 10 escolas estaduais necessitam de reforma e que o município poderia assumir pelo menos sete mil matrículas destas escolas.

Sobre avanços, Joaquim informou que a prefeitura está finalizando um convênio com a Microsoft para a melhoria da gestão da Secretaria de Educação e para a utilização pedagógica de todos os softwares desta empresa pelos estudantes e professores.

O secretário também citou as novidades referentes à segurança nas escolas. Nesta sexta-feira (9) será relançado o Programa de Proteção Escolar. A ações haviam sido paralisadas pelo governo anterior e retomam este ano com 14 novas viaturas na patrulha escolar.

Atualmente, informou o secretário de Educação, Contagem mantém 58 mil alunos no Ensino Fundamental, incluindo a Educação Infantil, e 3.600 alunos na Fundação de Ensino de Contagem (Funec) – com ensino médio e profissionalizante aberto à alunos de qualquer cidade, e mantida pela prefeitura.

Reportagem e foto: Noeme Ramos
Publicação: 07/03/2018