Raquel Alves fala de Educação sob o olhar do pai, o escritor Rubem Alves, no Dia Internacional da Mulher

Palestra foi promovida pela Secretaria de Educação e Fundação de Ensino, na PUC/Contagem.

“Por uma Educação ligada à vida: um olhar de Ruben Alves” foi o tema da palestra proferida pela escritora e arquiteta Raquel Alves, na sexta-feira (8), dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher. A promoção foi da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e Fundação de Ensino de Contagem (Funec). A palestrante Raquel Alves é filha do escritor, professor e educador Rubem Alves, falecido em 2014.

A primeira-dama de Contagem, Luciana Braga, saudou a todos lembrando que as lutas das mulheres tiveram início com movimentos por melhores condições de trabalho em 8 de março de 1917, na Rússia, e que, ao longo de mais de um século, várias foram as conquistas, mas que ainda é preciso progredir quando o assunto é valorização e respeito às mulheres. Ela lembrou que, em Contagem, há o Conselho Municipal da Mulher, um órgão efetivo que defende os direitos da mulher como um catalizador de esforços.

Luciana Braga também falou sobre o Movimento Transformar Contagem, um projeto que reúne iniciativas voluntárias e que será efetivado por meio de um aplicativo a ser criado em abril. “A alma é uma borboleta e há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento da grande metamorfose”, citou ela frase de Rubem Alves e conclamou que “sejamos a mudança que queremos ver”. “Também vamos fazer uma Contagem melhor”, disse, referindo-se ao Transformar Contagem e às mulheres. “Contagem, Minas e o Brasil pertencem a todas nós”, finalizou Luciana Braga, que enviou a todos e todas o abraço do prefeito Alex de Freitas. Ela foi homenageada com flores entregues pela secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, em nome de todas as mulheres.

Sueli Baliza deu boas-vindas a todos e disse que a noite de 8 de março era bastante representativa e que o evento na PUC tinha um brilho especial com a presença de jovens estudantes e educadores da Funec e da Seduc, da primeira-dama Luciana Braga e de uma palestrante ilustre, Raquel Alves. “O seu pai, Rubem Alves, é um escritor conhecido e muito querido em nosso meio. Como disse ele: ‘… o educador é mais que um professor acadêmico, pois ele ensina a ver. E as escolas não podem ser gaiolas, mas precisam de ter asas’”, destacou Baliza.

A curiosidade é a ferramenta do aprendizado

Ao iniciar sua palestra, Raquel Alves explicou que, embora formada em Arquitetura/Urbanismo e ter atuado por 15 anos como paisagista, começou a assimilar o tema Educação porque passou a acompanhar palestras e conversas de bastidores nas viagens com o pai Rubem Alves. “A despeito de toda a evolução tecnológica, pois vivemos numa mudança muito rápida, a nossa pulsão humana continuará no futuro. E hoje é o futuro de um passado não muito distante”, disse ela, lembrando que, por volta de 2011, houve a chamada 4ª revolução industrial, quando a Internet levou a todos uma conexão com o mundo.

Sobre a inteligência artificial, ela disse que ela nunca fará potencialmente o que o ser humano realiza e sabe. Neste sentido, citou a frase do poeta português Fernando Pessoal de que “navegar é preciso. Viver não é preciso” e explicou para os jovens estudantes da Funec que viver é um ato de observar e de escolher. E navegar tem a precisão de equipamentos. “Antes do pensamento, tem que haver a curiosidade, que é a ferramenta para o aprender”, definiu ela.

Ela também apresentou vídeos do pai e, ao explicar o papel do educador, disse que assumiu o Instituto Rubem Alves após a morte do pai, em 2014. Contou que tem o lábio leporino e que após o seu nascimento, Rubem Alves deixou de ser um escritor acadêmico e começou a escrever para crianças. “Eu tive que lutar e ele começou a lutar junto comigo”, disse Raquel, que assumiu a direção do Instituto Rubem Alves por prometer isto a ele em seus últimos dias de vida.

Uma das estudantes da Funec que admiraram a palestrante e o tema foi Mirian Ester F. de Souza, que estuda no 3º ano do Ensino Médio Regular na Unidade Centec. “Para mim, foi uma novidade uma palestra com ela que nos trouxe o pensamento do grande escritor Rubem Alves. Também gostei da fala da Luciana Braga e da Sueli Baliza, que defenderam direitos e a valorização da mulher neste dia importante para nós todas”.

Quem são

Raquel Alves nasceu em Campinas (SP), em 1975. É graduada e pós-graduada em Arquitetura e Urbanismo. Atuou por mais de 15 anos como arquiteta paisagista. Em 2012, junto com o escritor e intelectual Rubem Alves, fundou o Instituto Rubem Alves. Em 2014, com o falecimento do pai, passou a dedicar-se integralmente ao papel de presidente do instituto. O instituto é voltado para as áreas da educação, cultura, teologia e outras mais em que a sensibilidade se fizer presente.

Raquel Alves faz palestras em todo o Brasil falando sobre educação e temas ligados à qualidade de vida. Iniciou sua carreira de escritora infantil com o livro “Crisálida – a cigarra que gostava de primavera”.

Rubem Azevedo Alves nasceu em Boa Esperança (MG), em 15 de setembro de 1933. Foi psicanalista, educador, teólogo, escritor e pastor presbiteriano. Escreveu livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. Falecido em 2014, ainda é considerado um escritor de todos os tempos. Pois ele, com toda sua bagagem intelectual, fala de humano para humano, reportando-se às nossas verdades essenciais e às nossas virtudes mais profundas, permitindo que venham à tona.

Reportagem: Noeme Ramos
Foto: Elaine Castro