Querida Família

As publicações do mês de outubro serão todas dedicadas aos cuidados com as crianças. Elas são o nosso bem maior e o foco do nosso trabalho. A razão de ser da nossa profissão: professores e educadores. CLIQUE AQUI.

Vocês sabiam que o cérebro de uma criança que se sente amada, acolhida e segura é maior do que o cérebro de uma criança negligenciada, mal cuidada e que não se sente amada? Oferecer amor, colo, ouvir sua criança, dedicar um tempo a ela todos os dias é de fundamental importância para o seu desenvolvimento. Por isso, vamos tentar dedicar um tempo todos os dias somente para elas, pois isso será o maior presente que poderão lhe oferecer.

A dica da semana é uma brincadeira bem simples, vocês vão pegar todos os pares de meias que existem na casa e misturar todos os pés, para a criança formar os pares.
Para as crianças maiores, faremos uma lista. Peça a ela que escreva, do jeito dela, uma lista das coisas que ela gosta de fazer ao seu lado. Depois, peça que ela leia o que escreveu e faça anotações. Ficará a dica de quantas coisas vocês poderão fazer juntos e que deixará a criança feliz.

A publicação de hoje também homenageará esses heróis anônimos, que não usam capa, mas que fazem a diferença na vida da humanidade: professores(as) e educadores(as). Médicos, engenheiros, enfermeiros, enfim, todos os profissionais que chegaram aptos a exercer suas profissões porque tiveram uma mão amiga, segura, profissional, que os orientou, que os acolheu na primeira experiência fora do lar: os professores. Foram estes que os acalentaram quando sentiram saudades da família, que os ensinaram que, para manifestar seus desejos e frustrações, podemos usar a nossa boca invés de nossos braços e podemos conversar, dialogar. Ensinaram a cada um as primeiras letras, palavras; a distinguir sons, a contar, a usar o penico ou o vaso, a lavar as mãos antes das refeições, a alimentar-se e mastigar de boca fechada. A missão dos professores é de compartilhar a educação das crianças com as famílias, enriquecendo e ampliando suas experiências. Não existe dia nem hora, pois o(a) professor(a) dorme e acorda pensando em seus estudantes, no que fazer para alcançar a todos, pois nenhum pode ficar de fora. Todos precisam aprender, avançar, crescer! Parabéns a vocês que dedicam suas vidas a outras vidas, a vocês, nossa gratidão e reverência.

Outra dica para essa semana é pedir que as crianças façam um desenho, escrevam uma cartinha (do jeito delas) ou mandem um recado pelo telefone para seus professores, educadores e agentes, homenageando-os pelo dia do professor.

Finalizando nossa publicação de hoje: continuamos a nossa luta contra a COVID-19. Não podemos esquecer das orientações das autoridades de saúde:

 Ficar em casa;
 Usar máscara, se precisar sair de casa;
 Evitar tocar olhos, nariz e boca;
 Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e ao encostar em objetos tocados por outras pessoas;
 Usar álcool em gel, caso não tenha pia com água e sabão próximo a você;
 Fora de casa, ficar distante das pessoas, pelo menos 2 metros;
 Ao tossir ou espirrar, colocar o cotovelo à frente da boca e lavar as mãos, imediatamente;
 Qualquer sintoma de gripe, febre, tosse, procurar o Centro de Saúde mais próximo.