Projeto Hortas Urbanas chega à Escola Geraldo Basílio

Cerca de 180 estudantes participaram das atividades e das palestras sobre o meio ambiente

A Escola Municipal Professor Geraldo Basílio Ramos recebeu, entre os dias 12 e 14 de junho, a equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com o objetivo de dar continuidade ao projeto “Hortas Urbanas” – que visa a criação de hortas escolares e comunitárias na cidade e é desenvolvido pela Semas.

Cerca de 180 estudantes assistiram às palestras sobre meio ambiente que destacaram, sobretudo, a importância das hortas urbanas. Além disso, os alunos também participaram do plantio das hortaliças. A escola já possuía uma horta, que foi revitalizada pela equipe de educação ambiental e os alunos. As mudas utilizadas são produzidas pelo Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cemauf), parceiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade no projeto Hortas Urbanas.

Deve-se ressaltar que a escola, além da horta, possui toda uma filosofia ambiental. Na instituição é possível encontrar nascentes, pomar e diversos animais como galinhas, patos, perus e tartarugas. A escola está localizada no bairro colonial, pertencente a Área de Proteção Ambiental (APA) Vargem das Flores.

“A escola Geraldo Basílio foi a segunda unidade municipal a receber o projeto Hortas Urbanas, cujo objetivo é levar a ideia de preservação e sustentabilidade para dentro e fora das salas de aula da nossa cidade”, finaliza o assessor educacional da Semas, Rodrigo Ribeiro.

Reportagem e foto: Túlio Andrade