Projeto “Curta o Curta” de alunos da Funec teve exibições no Centro Cultural

Temas abordados refletem temores e alegrias do universo juvenil

O palco da Casa Azul do Centro Cultural de Contagem recebeu a primeira mostra do projeto Curta o Curta, elaborado por estudantes das Unidades Centec e Riacho, da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). A satisfação de ver os trabalhos na tela foi unânime entre os estudantes e professoras.

“Em três anos da disciplina de Artes, o melhor e mais interativo trabalho foi, sem dúvida, esta produção de Cinema”, considerou a turma do último ano de Química da Unidade Centec, que produziu o curta ‘Apenas Uma Chance’. Este filme de 12 minutos abordou a fragilidade dos adolescentes mesclada com o sentimento de otimismo quando buscam a primeira oportunidade de trabalho ou de exposição de objetos artísticos seus.

Ao final, o curta trouxe a alegria pela aceitação e cenas da exposição dos desenhos da protagonista por um Centro Cultural, no caso, o de Contagem. “A nossa mensagem com o curta foi de que ninguém deve desistir do seu objetivo na vida”, ressaltaram.

Marjory Lara, a protagonista, disse que o cinema e o tema escolhido oportunizaram expressar a fase atual em suas vidas de que “as escolhas são importantes e muitas vezes difíceis, mas quando há a decisão e o apoio, tudo fica mais leve e promissor”.

Júlia, Emanuelle, Emyle e Matheus, colegas de Marjory, foram enfáticos aos definir que o cinema é uma ferramenta inclusiva e poderosa e que pode ser desenvolvido pelos jovens em várias idades. “É bastante envolvente e o único recurso que utilizamos foi o celular. Editamos com a colaboração das professoras”.

O Projeto

O projeto “Curta o Curta” surgiu no contexto do projeto Educação e Cinema em meio aos cursos de formação de professores da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e Funec, há cerca de três anos. Em seguida, surgiram os projetos CineClube e Curta Contagem. Atualmente a promoção é da Seduc, da Funec e da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Juventude (Selju).

Segundo as professoras da Funec, Carmem Lima, de Artes; e Andrea Vieira, de Inglês, a proposta é propiciar ao jovem conhecer a história do Cinema, esta que é considerada a sétima arte , sua linguagem, a linha comercial e a não comercial, técnicas de filmagem e de edição e possibilitar um espaço expressão, interação e autoconhecimento.

Os temas escolhidos pelos jovens para a tela propiciaram um autoconhecimento, senso crítico e empoderamento, pois são assuntos e aflições da atualidade que viraram os próprios nomes dos curtas como “Ansiedade”, a “Violência Contra a Mulher”, dentre outros como tecnologia, vocação, etc. De 30 curtas, foram selecionados oito filmes para a exibição. As professoras pretendem inscrever os curtas em festivais nacionais e sul americanos.

Ao abrir as exibições dos curtas, a professora de Artes que atua com o projeto de imagem no Centro Cultural, Mônica Alves, destacou que de uma forma geral, a ideia é que os projetos de cinema proporcionem exibição e reflexão imagética, com o objetivo de criar um público consciente. “Sentimos que a Educação necessita investir no estudo sistemático da imagem, uma vez que esta compõe o cotidiano e o imaginário do ser humano moderno”, salientou ela, em nome da Seduc.

Reportagem: Noeme Ramos
Fotos: Elias Ramos