Projeto Cineclube exibe filme para adolescentes e incentiva cultura na rede de educação

Na noite de quarta-feira (27/4), estudantes da Escola Municipal Heitor Villa Lobos e da Funec assistiram ao filme “As melhores coisas do mundo”, no contraturno escolar. Após a exibição, os adolescentes de 14 a 16 anos também debateram sobre os temas abordados no longa-metragem. A ação foi realizada no âmbito do Projeto Cineclube, da Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto promove a exibição gratuita de filmes e, logo após o término, são realizados debates em torno das temáticas envolvidas, de forma a estimular o hábito de apreciar obras cinematográficas, artefatos culturais que podem educar e estimular reflexões importantes.

“‘As Melhores Coisas do Mundo’ é um filme brasileiro, de drama, lançado em 2010, dirigido por Laís Bodanzky, com roteiro de Luiz Bolognesi. O filme se passa em uma escola de classe média, em São Paulo, e mostra o período de um mês da vida de “Mano”, um jovem que vive os altos e baixos da adolescência. Na história, o personagem vive, por exemplo, conflitos familiares e experiência da ‘primeira vez’”.

A coordenadora do projeto, Mônica Alves, disse que a proposta do projeto nas escolas é estimular que os estudantes não só assistam, mas que também reflitam sobre os filmes. “O filme escolhido para ser exibido na Escola Heitor Villa Lobos retrata de uma forma muito realista a vida dos adolescentes. A diretora do filme levantou questões como amizade verdadeira, fidelidade, amor, preconceito, entre outros assuntos. E todas essas questões foram mostradas de uma forma muito natural”, disse Mônica.

Diretor da escola desde 2017, Rogério José Lopes disse que a ideia é ter essa ação uma vez por mês com estudantes de diversas faixas etárias. “Nosso objetivo é levar o cinema tanto para os mais velhos, quanto para as crianças. Tudo que acrescente para os alunos, nós topamos. E eventos como este estimulam muito o aluno a participar e a se interessar mais pela cultura”, afirmou.

A estudante do 9º ano, Ana Clara, 15, disse que o filme relata o que acontece nas escolas na atualidade, além de mostrar a realidade fora dela. “É importante o debate após o filme, pois dá para ver o ponto de vista de cada um, como se sentem e como veem as coisas. Conseguimos perceber uma realidade e visão do mundo que não tínhamos, pois temos outra percepção, então acho muito legal apresentar o Cineclub para os alunos”.

Cineclube na Escola Heitor Villa Lobos - 27/04/2022

Repórter Raquel Lopes