Programa do Exército certifica estudantes da cidade

O programa Forças no Esporte atendeu duas escolas municipais de Contagem.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) em parceria com o 12º Batalhão de Infantaria (12º BI) do Exército fizeram, na quarta-feira (8), uma entrega solene de certificados aos alunos da rede municipal de ensino, que participaram do programa Forças no Esporte que visa contribuir com reforço escolar, atividades físicas e consultas médicas.

O evento que contou com a presença de professores, autoridades políticas e militares, serviu homenagear as crianças que há cerca de três meses participam do projeto nas instalações militares, no contraturno escolar. Receberam os certificados os alunos das Escolas Municipais Otacir Nunes dos Santos e Prefeito Sebastião Camargos, ambas na Regional Sede. “Eu gostei muito do projeto, as atividades feitas aqui no batalhão serviram para nos ajudar em sala de aula. Eu adorei também conhecer como funciona o sistema de hierarquia do exército brasileiro”, explica a estudante do 5º ano, Letícias Fernandes.

Durante a cerimônia, cada aluno recebeu um diploma que representou o período de tempo em que ficaram nas dependências do 12 BI. Além do certificado, cada estudante ganhou uma jaqueta nas cores verde, com os dizeres do nome do programa em que elas faziam parte. Outro ponto importante foi a disciplina aplicada pelos sargentos e soldados aos estudantes.

O programa, que também é uma parceria entre os Ministérios da Defesa e Educação, visa impactar crianças de áreas de alta vulnerabilidade. Cerca de 100 alunos participaram neste ano. “O projeto visa trazer as escolas para o ambiente militar para que elas tenham acesso à educação e cidadania, durante meia jornada. Aqui oferecemos reforço escolar e assistência médica”, afirma o comandante do 12º Batalhão de Infantaria do Exército, Laurence Xavier Moreira.
Está prevista para o próximo ano uma nova parceria entre o município e o 12 BI. “Quero agradecer ao exército por essa parceria e dizer que para nós, de Contagem, é motivo de muita alegria termos duas escolas escolhidas e que possamos permanecer juntos com esses projetos”, finalizou o secretário-adjunto Executivo da Seduc, Hudson de Souza.

Reportagem e fotos: Leonardo Melo