Profissionais e estagiários de apoio à inclusão participam de cursos de capacitação durante toda a semana

Setecentas e cinquenta pessoas participam das atividades

O auditório da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, na Regional Industrial, está bem movimentado durante esta semana. O motivo é a Formação em Serviço desenvolvida para os profissionais de apoio à inclusão. O evento é realizado pela Superintendência de Projetos Especiais e Parcerias, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

Estão sendo capacitados cerca de 750 profissionais que trabalham com estudantes com deficiência. Durante o encontro participam profissionais de apoio, cuidadores, estagiários, instrutores e interpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que atuam nas escolas municipais, Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei) e na Fundação de Ensino de Contagem (Funec).

Para a superintendente de Projetos Especiais e Parcerias da Seduc, Ludmilla Soares, os educadores têm aproveitado bastante as palestras. “Pelo o que percebo, todos estão gostando do conteúdo programático que abordamos na Formação. Conseguimos mesclar momentos interativos entre teoria e dinâmica e muitos vídeos comentados sobre a legislação”, explica.

Durante a Formação, assuntos de extrema importância, que prezam pela valorização do estudante, estiveram à tona. Temas sobre os Direitos dos Estudantes com Deficiência (LBI), Ética Profissional, Pilares da Educação Inclusiva, entre outros, são abordados. “O que eu percebi durante o período em que estou na área é que ainda precisamos nos organizar em relação ao contato dos estagiários com os outros profissionais. Esses dias que estamos em Formação têm servido para nos ajudar a entender as necessidades de cada um e compreendermos também como agir perante a alguma situação com os alunos”, finalizou a estagiária da Funec Cruzeiro do Sul, Isabela Rodrigues.

Atualmente, a cidade de Contagem possui 1200 estudantes com algum tipo de deficiência na rede municipal de ensino. Eles possuem acompanhamento individual e coletivo de cuidadores e estagiários, que dão suporte ao aprendizado em sala de aula. Além das aulas convencionais, eles participam de métodos pedagógicos que são aplicados em salas multifuncionais.

O ciclo de Formação começou na segunda-feira, 15 de outubro e termina nessa sexta (19).

Reportagem: Leonardo Melo
Publicação: 18/10/2018