Profissionais de saúde recebem cartas de alunos da rede pública municipal

Hannah de Castro Almeida é médica da Família, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Flamengo, regional Riacho. Na última quarta-feira (4), ela chegou para mais um dia de trabalho, mais um dia à frente no combate à covid-19. Porém, Hannah e suas colegas de unidade tiveram uma grata surpresa. Em um momento em que o mundo luta diariamente contra a pandemia, as profissionais de saúde da UBS Flamengo encontraram na educação um alento.

Cinquenta e dois alunos da Escola Municipal Deputado Jorge Ferraz escreveram cartinhas para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, como forma de apoio. “Achei linda essa iniciativa, receber o carinho dos alunos realmente nos dá mais força para combater a Covid-19. Fazemos um apelo, se puderem ficam em casa, se sair use máscara, lave as mãos constantemente, vocês fazem sua parte e nós fazemos a nossa também”, ressaltou Hannah.

As cartinhas foram distribuídas em diversas Unidades Básicas de Contagem, por meio de uma ação conjunta do Distrito Sanitário do Riacho e da direção da Escola Jorge Ferraz. A iniciativa surgiu pelas mãos da professora do 4º ano, Creonice Neves. A ideia tomou corpo e com apoio da diretora da Escola, Sônia Andrade e da coordenadora Pedagógica, Ana Abrantes; e outras turmas foram incluídas no projeto.

Creonice conta que está acompanhando as notícias do Covid-19, dede quando surgiu o primeiro caso no Brasil e pediu aos alunos para pesquisar sobre a doença para debater o tema em sala de aula. Porém, o país entrou em quarentena. “Então pensamos na ideia de escrever cartas para os profissionais da saúde para dar uma palavra de conforto”. As cartas foram deixadas pelos alunos na portaria da escola, para evitar aglomeração.

A diretora Sônia Andrade ressaltou a importância do projeto. “Além de propiciar a interação entre a escola e a comunidade, a ação visa a conscientização dos estudantes e pais para os cuidados com a Covid-19”. Sônia relata que as cartas foram redigidas pelos estudantes do 4º e 5º ano. “Foram escritas com carinho e pureza das crianças”, destacou a diretora.

Recepção

A diretora do Distrito Sanitário Riacho, Raid Soares, disse que a recepção não poderia ser melhor. Segundo ela, os profissionais se emocionaram com as cartinhas, por serem lembrados nesse momento e pelo reconhecimento de suas lutas diárias contra a doença. “Alguns já escreveram uma carta de volta para os estudantes e em breve vamos entregá-las”, destacou Raid.

Reportagem: Lucas Santos
Foto: Fábio Silva