Professora e estudante da Funec Inconfidentes desenvolvem projeto selecionado para IX Simpósio Internacional de Língua Portuguesa

Rosemary Cândido, professora de português na Funec Inconfidentes, e a estudante Marina Pereira tiveram o projeto “Vitrine dos memes” aprovado para a apresentação do IX Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (SIELP).

O projeto que foi realizado pela educadora em parceria com a educanda, promove os multiletramentos dos estudantes dos primeiros e terceiros anos do ensino médio nas aulas de língua portuguesa, de forma “ativa, interdisciplinar, democrática, interativa, criativa, reflexiva, crítica e prazerosa”, informa Rosymary.

Para a professora, o ânimo dos estudantes com o projeto foi surpreendente. “Quando postei as atividades eu não tinha a pretensão de fazer mais um projeto, porque estávamos no início da última etapa do ano letivo, num cenário pandêmico e tão adverso”, disse.

“A motivação e engajamento dos estudantes na construção do Projeto ‘Vitrine dos memes’ me surpreendeu e encantou profundamente. Assim, ao refletir sobre esse trabalho, penso que devemos escutar e dar mais voz aos nossos educandos”, afirmou Rosymary Cândido.

O SIELP tem o objetivo de proporcionar um amplo debate sobre as diferentes perspectivas do ensino do Português com temáticas que envolvem políticas, práticas, recursos manuais e digitais, alfabetização e construção de conhecimento. O evento é promovido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e ocorrerá de forma totalmente virtual nos dia 1, 2 e 3 de dezembro.

A estudante Marina Pereira considera a participação no evento um importante passo para sua vida acadêmica e uma oportunidade de chamar atenção para que estudantes recebam uma audiência maior.

“Não pensei que teria a honra de desenvolver um projeto e escrever um texto científico em parceria com a minha professora. Apresentar esse trabalho com ela num evento acadêmico internacional é surreal! Parece um sonho, porque é um projeto totalmente idealizado entre estudante e professora e essa será a minha primeira participação num simpósio internacional”, destacou.

Para mais informações acesse: http://www.portal.ileel.ufu.br/

Acesse também: https://instagram.com/vtrinedosmemes

Estagiária Ádria Oliveira sob supervisão do jornalista Fernando Dutra