Professor da Rede Municipal é um dos indicados do Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 acaba de selecionar os 50 finalistas de 2020 e um dos agraciados é um professor de Educação Física do 4º ano da Escola Municipal Deputado Jorge Ferraz, situada na Regional Riacho. Criado em 1998, pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho que visa reconhecer e valorizar professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

O professor Hamilton Gonçalves Barbosa vai representar Contagem na avaliação dos projetos selecionados. O tema proposto por ele intitulado “Enfrentando o machismo e o preconceito na participação do futebol” motiva discussões, reflexões e práticas que incentivam a presença, o acolhimento, o encorajamento e a participação das meninas no futebol.

Várias etapas deram conta do desafio. Pesquisas na família sobre variações do esporte praticadas na infância de pais e avós geraram aulas sobre brincadeiras de futebol, apresentadas por grupos de alunos. “Eu proponho aos estudantes fazerem variações do futebol com caráter pedagógico. A ideia dos projetos em sala é abordar, fazer escuta ativa, e saber o que os alunos falam sobre o assunto. E foi numa dessas conversas entre eles que eu identifiquei, por meio de um estudante, que a própria mãe dele já havia sido chamada no meio masculino com um termo pejorativo. Dessa forma, fiz um planejamento para escrever sobre o assunto”, explica o professor Hamilton.

Para incentivar o envolvimento de todos, o professor confeccionou um álbum de figurinhas com imagens das crianças e de funcionários da escola. Por fim, a turma produziu um painel com frases preconceituosas que não querem mais escutar no futebol e outro com as que querem ouvir mais, para combater a exclusão das meninas nas práticas esportivas.

Ser o representante da Escola Municipal Deputado Jorge Ferraz, também encheu de orgulho a diretora Sônia Kele de Andrade Barreto. “É sempre muito importante ter na equipe professores compromissados com o trabalho. Mais importante ainda é poder contar com profissionais que vão além, que fazem a diferença não só numa classe ou na escola, mas na comunidade escolar. O professor Hamilton é esse tipo de profissional competente, compromissado, está sempre buscando o aprimoramento para com os estudantes”, destaca Kele.

Quem também ficou satisfeita com o projeto e indicação no “Educador Nota 10” foi a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza. “O professor nos encheu de orgulho e é mais um exemplo dentro da nossa Rede Municipal. Eu o cumprimento pelo o seu valor e por também diminuir preconceitos”, enfatiza.

O professor Hamilton possui um canal no Youtube, basta acessar AQUIPara ler o artigo clique no link ao lado: MACHISMO E PRECONCEITO.

O Prêmio tem o patrocínio da Fundação Lemann, SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.

Repórter: Leonardo Melo