PRODUZINDO ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO A TENSÕES E DISPUTAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Jordana Pimenta Alves Pinto[1]; Kelly Cristine Mateus Leite2; Mônica Garcia Pontes3; Wasley Wagner Gonçalves4

RESUMO

Este trabalho constituiu uma tentativa de trazer reflexões acerca da violência, escancarada ou não, que rodeia o cotidiano de uma escola pública do município de Contagem/MG. Trata-se de uma experiência vivenciada por duas estudantes da terceira série do Ensino Médio ao adentrarem o mundo da pesquisa e se depararem com dificuldades da produção científica, especificamente na relação com sujeitos que, pretensamente, seriam seus objetos de estudo. Os desafios relativos à construção de um modo pesquisador, que se emaranha à vida, às emoções e às transformações subjetivas dos atores que compõem os encontros vivenciados durante o percurso metodológico, vão produzindo novos olhares nas adolescentes. A violência é percebida como ruídos, por vezes quase inaudíveis, nas diversas relações estabelecidas na escola. A realização de entrevistas e grupos focais trouxe alguns apontamentos que permitiram a elaboração de estratégias que pudessem deslocar a percepção da comunidade escolar acerca do tema.

Leia o artigo na íntegra:

1 – Ensino Médio – Funec / Inconfidentes, e-mail: jordana.pimenta02@gmail.com; 2 – Ensino MédioFunec / Inconfidentes, e-mail: kellycristineml@gmail.com;  3 – Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência – Funec / Inconfidentes, e-mail: monicagpontes78@gmail.com; 4 – Mestre em Ensino de CiênciasFunec / Inconfidentes, e-mail: wasley.w@hotmail.com