Procon Mirim fecha o mês de maio em escolas da Regional Industrial

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Contagem (Procon/Mirim) promoveu na Escola Municipal Pedro de Alcântara Júnior, Regional Industrial, uma palestra de formato educacional aos alunos do 4ª ano. A ação abordou temas de relação de consumo e direitos para cerca de 60 estudantes.

Preocupados em passar uma mensagem clara e de maneira lúdica para essa determinada faixa etária (7 a 12 anos), o bate-papo conseguiu desenvolver com os estudantes o conhecimento em abordar as práticas de consumo, como compras de lanches em escolas, mercadorias via online, e ações dentro de padarias e restaurantes que nos cercam durante o dia a dia.

Desde 2012, o Procon Mirim tem feito essa abordagem em todas as escolas das oito regionais. Essa parceria, que nasceu junto com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), visou levar o entendimento às turmas de escolas das mais diversas faixas etárias e também uma forma para que os próprios estudantes informem aos seus pais e sejam agentes multiplicadores. A educação visada ao consumo é também um exercício de cidadania, portanto, tem sido abordada dentro das escolas.

A estudante do 4ª ano, Rafaela Castro Pereira, destacou que a palestra usou de artifícios que a chamaram atenção e dessa forma ao chegar em casa vai conversar com a família sobre como agir ao fazer compras pela internet. “A palestra me disse muito sobre economizar dinheiro. Minha família tem o hábito de comprar via internet e já aconteceu na hora da entrega os itens virem de maneira errada. Acho que agora teremos os argumentos certos ao fechar uma compra mais segura”, enfatiza.

A palestrante Dáfany Noberto Lagares afirma que é muito mais fácil levar o tema para os estudantes menores do que os adultos pelo fato de eles perguntarem e terem uma interação sobre o que os aguarda ao fazerem uma compra via aplicativo, sites e até mesmo num comércio próximo as suas casas. Ela também informa que até o final do ano mais escolas receberão o projeto. “Essa fase de idade é a que mais absorve conteúdo e informação. Quando eles chegam em casa são eles que passam para os pais e amigos tudo o que aprenderam. Por termos esse cuidado com eles queremos fazer até o final do ano essa didática de aprendizado”, finaliza.

Para o próximo mês de junho as escolas contempladas com o Procon Mirim serão as Escolas Municipais Vereador Benedito Batista e Professor Wancleber Pacheco todas da Regional Nacional.

Repórter: Leonardo Melo
Foto: Geraldo Tadeu