Prezadas famílias

Estamos com vocês mais uma vez, dando continuidade ao nosso compromisso de manter acesa a chama e o desejo de estarmos juntos, enfrentando esta pandemia, não nos esquecendo da construção de conhecimentos de nossos estudantes. CLIQUE AQUI.

Lembramos que o documento norteador de todas as propostas pedagógicas é o Referencial Curricular de Contagem, elaborado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com as atividades propostas, pretendemos resgatar o papel das brincadeiras na formação da CRIANÇA, contando e resgatando suas histórias de vida, por essa prazerosa atividade humana. Propomo-nos, também, a desenvolver as habilidades de comunicação com a utilização de diferentes linguagens como a oral, escrita e artística para expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos. Isso leva à valorização do repertório cultural e das manifestações artísticas. Também trabalharemos com os gêneros textuais: lista, tabela e gráfico.

No mês de outubro, comemoramos a semana da criança. Todos os anos, as escolas se organizam e propiciam momentos de muita brincadeira e diversão para as crianças e os adolescentes. Neste ano, porém, as brincadeiras serão em casa, com as famílias e amigos mais próximos, tomando todos os cuidados recomendados pelas instituições sanitárias para manutenção de nossa saúde e a dos que convivem conosco. Mesmo durante o isolamento social, em casa, é possível se divertir de várias formas.

Brincadeira de criança também é coisa séria! Com elas, aprendemos a conviver com outras pessoas: esperar a nossa vez de brincar, falar ou agir; respeitar as regras; cuidar-se e cuidar para que o outro não se machuque etc. Coisas de que necessitamos para a convivência durante toda nossa vida.

Hora de Estudar

Você sabe como surgiu, no Brasil, o dia das crianças?

A data foi instituída em 1924, a partir de uma proposta de Galdino do Vale Filho, e oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, que governou o Brasil entre 1922 e 1926. No entanto, durante quatro décadas, foi uma data que passou despercebida.

“Em 1960, a associação das empresas de brinquedos Estrela e Johnson & Johnson promoveu o lançamento da promoção ‘Semana do Bebê Robusto’” para melhorar suas vendas. A campanha foi um sucesso e outros comerciantes aproveitaram a ação, no ano seguinte ficou batizada como “semana da criança”.

Vamos saber mais sobre arte e brincadeiras!

O artista plástico Ivan Cruz nasceu em 1947, nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas do seu bairro como toda criança. … Em 1986, abandonou a advocacia para dedicar-se às artes plásticas. Pintou vários quadros, retratando diversas brincadeiras, para ele “a criança que não brinca, não é feliz”. Ele dizia que o “adulto que quando criança não brincou falta lhe um pedaço do coração”. Retrata em suas telas piões, crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muitas outras brincadeiras.
Para conhecer melhor o artista, veja o vídeo AQUI.

Agora seremos “leitores” de obras de arte – Observe a tela de Ivan Cruz:

1-Quantas brincadeiras conhecidas você encontrou nessa tela? Descreva-as para um amigo e, se quiser, faça uma lista delas para não se esquecer (se você está aprendendo a escrever, peça ajuda de alguém que já sabe).

2-Entreviste seus pais, avós ou pessoas conhecidas idosas, perguntando a eles quais dessas brincadeiras destas eles brincavam quando eram crianças. Faça outra lista com essas informações.

3- Na tela, podemos observar vários brinquedos e brincadeiras. Complete a tabela abaixo, assinalando com um X as colunas, para sabermos um pouco mais sobre você e suas brincadeiras:

Brinquedos e brincadeiras do (a)……………………………………………………….. (Preencha aqui o seu nome)

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS / BRINQUEI NA ESCOLA / BRINQUEI EM CASA / NUNCA BRINQUEI
Balão
Bambolê
Bola
Bolinha de gude
Catavento
Corda
Patinete
Perna de pau
Pé de lata
Peteca
Pião
Pipa
Pula carniça
Roda
Rouba bandeira
Total