Prefeitura vai apurar reclamações sobre processo seletivo simplificado

Por meio da Ouvidoria Municipal, a Prefeitura de Contagem vai receber todas as queixas sobre o Processo Seletivo Simplificado (PSS) Emergencial previsto pelo Edital 01/2021, para o preenchimento de vagas temporárias da educação.

As inscrições foram gratuitas e feitas somente pelo portal da Prefeitura. Muitas pessoas que tentaram se inscrever de forma online reclamaram de dificuldade em concluir o processo.

Ao todo foram 20 mil inscritos, dos quais 13 mil 950 se classificaram. A etapa posterior é a análise de 34 mil documentos. Foram apresentados 734 recursos e 78 deles foram deferidos. Os candidatos concorreram a 302 vagas, 237 de nível superior e 65 de nível médio.

O processo teve o prazo de inscrições prorrogado até 22 de janeiro, para atender à reivindicação dos profissionais da educação, que incluir o tempo de experiência profissional para os cargos de nível médio e superior como critério para pontuação curricular na seleção.

Segundo a secretária municipal de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, a posição da Prefeitura é de diálogo com a sociedade e com os servidores para prestar os esclarecimentos necessários. Já o Ouvidor Geral do município Guiseppe Gazzinelli Silva de Barros colocou o órgão à disposição dos interessados em registrar questionamentos, que segundo ele serão apurados e respondidos de forma imparcial e transparente.

SERVIÇO

A Ouvidoria funciona na avenida João César de Oliveira, 6.620, bairro Beatriz, no prédio da antiga UNA. O atendimento presencial está temporariamente suspenso, devido as medidas de contenção da propagação do Corona vírus (COVID-19). Os canais de atendimento são acessados pelo telefone 0800-0313188. Ou 3391-1061 ou 3398-4894. Ou pelo site no endereço http://www.contagem.mg.gov.br/?te=ouvidoria_geral

PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO

O PSS foi realizado em caráter emergencial, porque o Edital do Concurso Público 01/2020, encontra-se suspenso e os outros PSSs vigentes estão encerrando o prazo ou não preveem cargos suficientes para suprir a volta às aulas neste ano.  Na impossibilidade de realização de provas presenciais do concurso público da Educação, devido às medidas para enfrentamento da pandemia de covid-19, e da necessidade de evitar a descontinuidade da prestação do serviço educacional em 2021, a contratação temporária dos profissionais para atuarem durante o ano letivo foi feito pelo PSS.

Ao todo foram ofertadas 302 vagas, 237 de nível superior e 65 de nível médio. A seleção dos candidatos foi feita por análise documental curricular e de títulos. O PSS tem validade de 12 meses e pode ser prorrogado pelo mesmo período. Os cargos de nível superior são para Nutricionista Escolar, Bibliotecônomo, Pedagogo, Professor de Educação Básica PEB 1, Professor de Educação Básica PEB 2 (Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Arte, Inglês, Ensino Religioso, Educação Física). As vagas para os cargos de nível médio são para Secretário Escolar, Assistente Escolar, Auxiliar de Biblioteca Escolar, Agente de Educação Infantil.