Prefeitura reforça valorização dos servidores da Educação e necessidade da vacina contra a Covid-19

Com o intuito de estreitar os laços com a comunidade escolar, conhecer suas demandas e a estrutura das unidades de perto, a prefeita Marília Campos visitou, na manhã desta terça-feira (26/4), as Escolas Municipais Randolfo José da Rocha e Sócrates Mariani Bittencourt, para conversar com crianças, estudantes e trabalhadores da educação, e reforçou a necessidade de todos tomarem todas doses da vacina contra a Covid-19.

“Aproximar da comunidade, conhecer a realidade, identificar problemas e apontar soluções. Tudo isso só é possível visitando as escolas. Aproveitamos para conversar e ouvir as pessoas e reforçar a necessidade da segunda dose da vacina”, apontou Marília.

Na E.M. Randolfo José da Rocha, que atende cerca de 750 estudantes, do 1º ao 5º ano, foram ressaltadas, pela equipe da gestão municipal, importantes ações que beneficiam toda a comunidade escolar de Contagem como a entrega dos tablets para todas as escolas (iniciadas pela Educação Infantil), materiais pedagógicos das coleções Aprender e MindLab, além da recente realização de concurso público para cargos efetivos e valorização dos servidores.

Já na E.M. Sócrates Mariani Bittencourt, o vice-diretor, Ricardo Oselieri, acompanhou os visitantes nas salas de aula, onde puderam conversar e ouvir as demandas dos estudantes. Os professores de ciências Dimas Monteiro e Maurício Gontijo, destacaram a valorização dos servidores e o envolvimento dos trabalhadores com a escola.

“Temos professores que trabalham aqui há muitos anos e outros que tomaram posse agora. A equipe é muito envolvida. Essa valorização dos servidores e a realização do concurso público são muito importantes, garantem a continuidade do trabalho. Isso é muito satisfatório”, destacou o professor Dimas.

Na conversa com trabalhadores das unidades, Marília ressaltou a importância do envolvimento da comunidade escolar para uma educação de qualidade. “Escola boa é a que a comunidade está envolvida. Temos garantido o projeto pedagógico, discutindo com os educadores, fortalecendo a carreira, seja por concurso público ou pela valorização. Com essa força, vamos seguir em frente, de mãos dadas, para ter uma educação de muita qualidade”.

A visita às escolas foi acompanhada do vice-prefeito Ricardo Faria, do subsecretário de Ensino, Anderson Cunha e do administrador da Regional Eldorado, Gil Martins.

Avaliação Diagnóstica

Nesta terça-feira foram entregues nas unidades da Rede Municipal de Ensino as avaliações diagnósticas que serão aplicadas aos estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para auxiliar na formação dos grupos de tutoria, parte inicial do Programa Escola Viva.

A aplicação da avaliação ocorrerá no dia 27 de abril, com questões interdisciplinares de alfabetização (2º e 3º anos) e letramento (4º ao 9º ano). No dia 28 os estudantes farão a produção textual.

Todo o processo tem por objetivo observar como se desenvolveu a aprendizagem dos estudantes durante o ensino remoto, híbrido e presencial facultativo, durante o período de pandemia nos anos de 2020 e 2021.

Kit escolar e uniforme

Ainda durante as visitas às escolas, a prefeita Marília Campos anunciou o início da entrega dos kits escolares para a próxima semana. Para evitar que futuramente se repita o atraso na entrega do material escolar, a proposta do governo é criar um Cartão Social exclusivo para que estudantes possam retirar os materiais escolares em uma rede credenciada.

Também é proposta da atual gestão municipal que os uniformes escolares tenham estampados a identidade visual de cada unidade escolar.

Confira as fotos da visita à E. M. Randolfo José da Rocha.

Visita à Escola Municipal Randolfo José da Rocha - 26/04/2022

Confira as fotos da visita à E. M. Sócrates Mariani Bittencourt.

Visita à Escola Municipal Sócrates Mariani Bittencourt - 26/04/2022

Repórter Fernando Dutra