Prefeitura contrata profissionais na área de esporte e lazer para ampliar a oferta de atividades às pessoas com deficiência

Quem tem interesse em ingressar no time da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude – Semel e ser um professor esportivo, agente socioeducativo ou professor de educação física, poderá se inscrever, a partir da próxima segunda-feira (23/05), no Processo Seletivo Simplificado – PSS. São 22 vagas, de contratação temporária, para os programas “Primeiros Passes” e “Núcleo de Fomento ao Paradesporto”. As inscrições deverão ser feitas, impreterivelmente, na Semel (rua Manoel de Matos, 126, bairro Nossa Senhora do Carmo), de 23/05 a 3/06, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 12h e das 13h às 16h. Veja o edital completo AQUI.

O PSS será realizado pela Semel, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração. Os candidatos serão selecionados pela Comissão Permanente de Licitações, Seleção de Propostas de Parcerias e de Processos Seletivos Simplificados, nomeada pela PORTARIA SEMEL Nº 004/2022, publicada no Diário Oficial Eletrônico de 18 de março de 2022. As contratações temporárias serão celebradas pelo prazo de 12  meses, podendo ser prorrogadas, uma única vez, por igual período. 

O Programa Primeiros Passes, na sua essência, além de proporcionar a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer que envolvem as faixas etárias de 7 a 17 anos, incluindo pessoas com deficiência, estimula a convivência social, a formação integral e envolvimento da comunidade, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direitos de todos. O objetivo central do programa é democratizar o acesso ao esporte, ofertando um ambiente rico em experimentação motora, cognitiva e socioeducativa.

Já o Programa Núcleo de Fomento ao Paradesporto visa desenvolver uma proposta de política pública e social voltada a ampliação da oferta de atividades esportivas e de lazer diversificadas para as pessoas com deficiência. O projeto tem por objetivo assegurar o direito da pessoa com deficiência à sua própria cidade, contribuindo para o aprendizado, bem-estar e qualidade de vida dos beneficiários e seu meio familiar, além de buscar minimizar lacunas e barreiras existentes para acesso das pessoas com deficiência às práticas de atividades físicas, esportivas e de lazer, a partir da disponibilização de um projeto com metodologia, metas e despesas estruturadas e profissionais qualificados para atender as demandas dos beneficiários

Confira abaixo as condições para se inscrever:

a) ser brasileiro(a) ou estrangeiro(a) nos termos da Constituição da República de 1988;

b) ter na data da inscrição a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos; 

c) estar em dia com as obrigações eleitorais; 

d) estar em dia com as obrigações militares quando do sexo masculino; 

e) estar em gozo dos direitos políticos e civis; 

f) gozar de boa saúde física e mental e não ser portador de necessidades incompatíveis com o exercício das funções atinentes à vaga a que concorre; 

g) ter disponibilidade de no mínimo 20 (vinte) horas semanais de trabalho para as funções de Professor Esportivo e Agente Sócio Educativo do Programa Primeiros Passes e para a função de Professor de Educação Física, do Programa Núcleo de Fomento ao Paradesporto. 

h) o candidato poderá fazer a inscrição para apenas 1 função; 

i) preencher e assinar a ficha de inscrição.

Documentos necessários para o ato de inscrição

a) Cédula de identidade (original e cópia); 

b) CPF (original e cópia); 

c) Comprovante de residência (original e cópia); 

d) Uma foto 3×4 (recente); 

e) Diploma ou certificado de conclusão de Bacharelado em Educação Física (original e cópia), quando for o caso; 

f) Inscrição do conselho competente (CREF MG), com Bacharelado em Educação Física, quando for o caso; 

g) Comprovante de votação da última eleição (original e cópia) – pode ser emitido eletronicamente; 

h) Certificado de reservista ou de dispensa militar, quando for do sexo masculino (original e cópia); 

i) Apresentar, em envelope lacrado e identificado, o currículo atualizado e comprovado (cópias dos respectivos certificados de escolaridade e experiências profissionais citadas).

No ato da inscrição os candidatos deverão

a) Preencher a ficha de inscrição (ANEXO III do edital); 

b) Apresentar todos os documentos acima.

Repórter Raquel Lopes

Notícias Relacionadas