Prefeito visita Escola em Tempo Integral e garante a entrega do prédio ainda neste ano

A proposta da Seduc é atender aos estudantes do 6º ao 9º ano.

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, visitou na última segunda-feira (12/8), as instalações da primeira Escola em Tempo Integral, que está em fase de acabamento, no bairro Arvoredo, na Regional Ressaca. Com a visita pode-se perceber o quanto as obras avançaram e ainda neste ano será entregue à população de Contagem.

O espaço, de 6.777,78 m², contará com 36 salas de aula, uma ampla biblioteca, cozinha industrial, refeitório, centro de línguas estrangeiras, laboratórios profissionais, refeitório, piscina, ginásio poliesportivo, pista de atletismo, quadras esportivas, salas de música, dança e teatro, estúdio de TV e rádio e anfiteatro com capacidade para 125 pessoas. A escola integral tem todo o conceito sustentável. Toda a iluminação será com lâmpadas de LED, haverá sistema de reutilização de água pluvial, aquecimento solar e coleta seletiva de lixo.

Para o prefeito, a ideia de se ter uma estrutura como essa na cidade é a plena realização de um sonho. Alex de Freitas que sempre estudou em escolas públicas enfatizou que devemos transformar o pensamento do que é público, como algo bom, excelente para ser utilizado pelos estudantes municipais. “Acreditamos que podemos ofertar qualidade. Sobretudo aos estudantes carentes que merecem um bom ensino com recursos que possam avançar na sua educação”, destaca.

A ideia da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) é atender aos estudantes do 6º ao 9º ano, período em que acontece a maior evasão escolar no país. Tendo essa estrutura, a primeira de outras seis que ainda estão em processo de licitação com parcerias público-privadas (PPP’s), mantém esse modelo à estrutura ofertada pela Prefeitura.

E não para por aí, a estimativa é de atender cerca de 2 mil estudantes com cinco refeições diárias. Além de ofertar aulas de natação, futsal, vôlei e experimentos em laboratórios com as mais diversas atividades para pesquisa e interação social.

A Prefeitura também destaca que a escola ficará pronta ainda nesse ano e já começa operar a partir de fevereiro de 2020. “A escola será um grande equipamento de integração ao cidadão em seu entorno. Queremos revolucionar a educação de Contagem. Todo o espaço da escola é pedagogicamente preparado com metodologias ativas que buscarão conectar o estudante ao mundo da ciência”, finaliza a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Cássio Matias