Prefeito e vice visitam estudantes que participaram do Festival Anima Mundi

Estudantes aproveitaram a visita para dar um show de criatividade como jornalistas mirins.

O prefeito Alex de Freitas e o vice William Barreiro visitaram na última sexta-feira (16/8), a Escola Municipal Newton Amaral Franco, na Regional Petrolândia, para parabenizar os estudantes e educadores pela exibição dos dois curtas no Festival Internacional Anima Mundi, realizado no dia 19 julho no Rio de Janeiro.

Os estudantes aproveitaram a visita dos chefes do executivo para fazerem rodadas de entrevistas já que pretendem partir para uma nova etapa do Projeto Luz, Câmera e Ação, em que os curtas foram produzidos. Agora, eles estão voltados para o jornalismo e para a produção de um documentário. Os jornalistas mirins deram um show de criatividade e desenvoltura diante da câmera.

O prefeito levou um tripé de presente para os estudantes, já que o deles foi construído por um parceiro para a produção dos curtas. “Espero sempre contribuir e incentivar projetos dessa grandeza para a Educação do município. Vocês fizeram história, levando o nome de Contagem para todo o Brasil. Não deixem essa chama se apagar, pois a educação pública é a esperança de um futuro melhor para o nosso país e vocês estão no caminho certo”, parabenizou o prefeito.

Segundo a idealizadora do Projeto Luz, Câmera e Ação e bibliotecária da escola, Sheila Rodrigues, foram dois anos trabalhando na elaboração dos curtas. “Estamos colhendo os frutos agora. Várias pessoas foram nossas parceiras e a escola toda participou em peso, por isso que deu certo. Queria agradecer a todos, e principalmente ao poder público que nos deu esse incentivo pela primeira vez.”, disse.

Para a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, a área de áudio visual é uma das mais rentáveis do mundo, por isso é muito importante investir em projetos como esse. “A gente acreditou nesse projeto, pois ele integra muitas áreas do conhecimento, envolve todas as disciplinas, e principalmente, a comunidade escolar. Só tende a crescer e é isso que a gente quer, incentivar projetos cada vez mais criativos”, disse.

Participação no Anima Mundi

Ao todo, 17 estudantes viajaram ao Rio de Janeiro, acompanhados dos responsáveis, para assistir no Circuito Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), os curtas “Chapeuzinho Vermelho” (clique aqui para assistir) e “Dia de Chuva” (clique aqui para assistir) exibidos na 27ª edição do Festival Anima Mundi. A viagem foi um sucesso e consagrou os trabalhos dos estudantes que também tiveram mais quatro curtas selecionados para o 21º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte a ser realizado no próximo dia 2 de setembro, no Cine Humberto Mauro da Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes.

Edijane Cardoso é mãe da aluna Bruna Gabrielly de 10 anos que ajudou a animar o curta “Chapeuzinho Vermelho”. Ela acompanhou a filha na viagem ao Rio e ficou muito orgulhosa da conquista de toda a escola. “Queria agradecer ao prefeito e a secretária de Educação, além de todos os envolvidos, pela oportunidade a nós proporcionada. A gente investe nos nossos filhos e espera esse retorno do poder público. Vemos o esforço de todos os profissionais da escola e isso desperta na criança o sonho de crescer. Não tenho palavras para traduzir a dimensão disso tudo. A parceria família, escola e prefeitura tem muito a ganhar”, disse.

A diretora da E. M. Newton Amaral Franco, Paula Zumpano Tassara, ressalta que tudo mudou na escola desde o início do projeto, quando os filmes foram feitos. “O trabalho foi muito divulgado, inclusive na imprensa, e a escolha pelo Anima Mundi foi um sucesso total. Conseguimos essa parceria com o prefeito e com a Seduc para ir pro Rio e isso mudou a vida de todo mundo. Foi uma conquista inédita e acredito que a tendência agora é a gente ter novos filmes, novos projetos e cada vez mais serem reconhecidos por todos”, disse.

Reportagem: Vanessa Trotta
Foto: Cássio Matias