Portal da Escola de Governo Contagem é lançado

Plataforma digital de ensino à distância possibilitará qualificação online de servidores.

Para inovar e investir na qualidade das ações para capacitar servidores e outros agentes públicos municipais de forma permanente e estratégica, a Escola de Governo Contagem lança nesta terça-feira (23/06/2020) o Portal EGC e a Plataforma EaD EGC. Trata-se de uma plataforma digital que pode ser acessada em qualquer aparelho conectado à web, na qual a Escola de Governo ofertará cursos à distância. O projeto Escola de Governo Contagem faz parte do Programa Avança Contagem (2017-2020).

Neste mês, 50 inscrições já foram feitas para os cursos de Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas e Ética na Administração Pública, que serão ministrados ao vivo em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP).

Ainda este ano, também em parceria com a FJP, estão previstos mais 40 cursos, nas áreas da gestão de políticas públicas, tecnologia de informação e desenvolvimento social, dentre outras.

Um número expressivo de pessoas, entre servidores e agentes públicos, já teve acesso a palestras e cursos de capacitação ministrados no ano passado: de acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), foram quase duas mil participações.

Rompendo barreiras

A secretária Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marilena Chaves, explica que a pandemia do Coronavírus acabou acelerando e viabilizando o uso das plataformas digitais como ferramenta estratégica para a capacitação de servidores. “Fizemos diversas atividades no ano passado, no âmbito do plano de ação “Servidor em foco”, da Secretaria Municipal de Administração (Sead). A EGC já está funcionando desde o ano passado, e o lançamento ocorreu no Dia do Servidor do ano passado (28 de outubro). Já estava previsto o lançamento para o mês de abril. Iríamos começar essas ofertas em abril, mas a grande maioria delas era presencial. No cenário atual, de pandemia do Coronavírus, tudo passou a ser à distância, para que o trabalho remoto e o distanciamento e isolamento social possam ser feitos. Mas, agora, termos uma plataforma de ensino já montada e viabilizada”, afirma a secretária.

O prefeito Alex de Freitas afirma que contar com um quadro de servidores qualificado é fundamental para os avanços da gestão. “O conhecimento e a capacitação são as melhores ferramentas para que o servidor público possa realizar de forma eficaz as políticas públicas e atender bem ao cidadão contagense. Por isso, estruturamos a Escola de Governo na Prefeitura de Contagem. Afinal, a prestação do serviço público é uma das mais importantes atividades de uma comunidade, de uma sociedade ou de uma nação. Nenhum país, estado ou município funciona sem um quadro de servidores públicos capacitados para oferecer os diversos serviços colocados à disposição do cidadão”, reforça o prefeito.

Saiba mais sobre a Escola de Governo Contagem clicando (AQUI) e acessando o Portal EGC (AQUI)

Reportagem: Carolina Brauer
Publicação: 23/06/2020