Plenária elabora ações para a Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas

Semana será do dia 19 ao dia 26 com engajamento virtual e ações diretas com a população em situação de rua, com ênfase no combate à pandemia do novo coronavírus.

O Conselho Municipal de Álcool e Outras Drogas de Contagem (Comadc) realizou, na quarta-feira (10), uma reunião virtual para definir ações referentes à Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas. Intitulada de “Em Tempos de Distanciamento Social, Todos Pela Vida”, ela ocorre entre os dias 19 e 26 deste mês, com ênfase na sensibilização e prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas em tempos de pandemia do novo coronavírus. Além disso, neste ano, a atenção se volta ao cuidado com a população em situação de rua.

Em respeito ao isolamento social, o contato presencial nos principais pontos de Contagem será reduzido. Para tanto, vão ser priorizados os meios de comunicação virtual, como redes sociais e sites das instituições parceiras e o da Prefeitura de Contagem. A Semana de Prevenção é um conjunto de ações intersetoriais instituída pela lei 4.952/2018, que propõe a articulação de parceria entre a sociedade civil e o poder público, mediada pelo Comadc.

O Comadc, a Coordenação de Política sobre Álcool e outras Drogas de Contagem em parceria com as entidades da Sociedade Civil, com o Transformar Contagem, com as secretarias municipais de Saúde, de Educação, de Desenvolvimento Social e de Defesa Social unirão esforços para que, neste momento de enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19, o uso e abuso de álcool e outras drogas possa ser minimizado, evitando maiores riscos à saúde. O foco da semana é a valorização da vida.

Em parceria com a Guarda Civil de Contagem, por meio do Programa Grupo Unido na Ação de Resistência às drogas (GUARD), serão elaborados vídeos e outros materiais virtuais que poderão ser acessados por crianças e adolescentes. Esta sensibilização também ocorrerá por meio do blog “Estuda Contagem”, da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo central é disseminar orientações que revelem os fatores de risco e proteção para que, neste momento, em que a fragilidade à saúde é maior em relação à pandemia da Covid-19, não se amplie com o uso/abuso de álcool e outras drogas.

Vale ressaltar que uma abordagem direcionada à população em situação de rua, seguindo as recomendações sanitárias de proteção da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), será realizada com o apoio do programa “Consultório na Rua”, da Secretaria Municipal de Saúde e com a equipe da “Abordagem Social”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “Queremos enfatizar o quanto é importante o trabalho desenvolvido pela Abordagem Social e pelo Consultório na Rua destinado à população de rua, em especial nesse momento de crise e urgência que vivemos devido à necessidade de distanciamento social. Faremos ações presenciais, com equipe reduzida, evitando aglomeração, mas que fortalecerão as politicas voltadas a reduzir os impactos não somente do uso/abuso de álcool e outras drogas que atravessam o cotidiano desta população, mas sobretudo ampliando o trabalho e os serviços prestados pela Prefeitura de Contagem ao público que se encontra nesta condição”, destaca a coordenadora do Comadc, Watrislene Souza Duarte.

Durante a ação, haverá distribuição de água e alimentos, máscaras, agasalhos, além de um kit de higiene pessoal, que já está sendo montado pelos parceiros da sociedade civil, pelos representantes do poder público (Executivo e Legislativo Municipal) e do Transformar Contagem. “Não vamos deixar de unir forças nesse momento que o país, em especial nosso Município, está passando. Vamos cuidar um dos outros”, afirmou a coordenadora.

O Comadc também elaborou o documento denominado “Álcool e a Covid-19” (CLIQUE AQUI), que versa sobre os riscos do uso abusivo do álcool e de outras drogas durante a pandemia. Para os profissionais, que trabalham nos abrigamentos e comunidades terapêuticas, foi listada uma série de medidas de prevenção contra a infecção pelo novo coronavírus. Para acessar as informações, clique aqui.

Reportagem: Leonardo Melo
Publicação: 19/06/2020