Piquenique Inclusivo marca o segundo dia da Semana da Pessoa com Deficiência

Dezenas de pessoas participaram de mais um evento que integra a Semana da Pessoa com Deficiência. Em seu segundo dia, pessoas com deficiência, familiares e servidores participaram do II Piquenique que aconteceu na manhã deste terça-feira (18), no Parque Ecológico de Contagem, no bairro Eldorado.

O Piquenique foi organizado pelo projeto Circuito Inclusão e pelo Centro de Inclusão Antônio Carlos Lemos, com o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Segundo a coordenadora do Centro, Sebastiana Rangel, a ideia do piquenique é para que as pessoas com deficiência ocupem o parque e apreciem as apresentações de outros. “Esta semana é muito importante para a conscientização da sociedade. É necessário que se compreenda que as pessoas com deficiências não têm que se adaptar a sociedade e nem aos espaços. São os espaços e a sociedade que tem q se adequar para recebê-los”, disse.

Durante o evento, dois contadores de história deixaram o público bem animado com alguns contos e músicas. As pessoas presentes também apreciaram a roda de capoeira e percussão das pessoas com deficiência do Antônio Carlos Lemos, além do Teatro da equipe da Secretaria de Saúde.

“Quando você proporciona a essas pessoas de fazer um dia diferente, e vivenciar um outro sentimento e momento, é sensacional. É uma alegria imensa os ver brincando, se divertindo. Vê-los assim, fora das quatro paredes de uma escola, uma clínica, abre horizontes”, disse a coordenadora do Circuito Inclusão, Débora Batista. Segundo ela, o projeto tem um ano e busca levar lazer e atividades às pessoas com deficiência.

Para Neuza Rocha, mãe de um rapaz de 37 anos com paralisia cerebral, a Semana da Pessoa com Deficiência é primordial tanto para a família, quanto para a pessoa com deficiência e para a sociedade. “Todos os anos nós participamos. É muito importante esses momentos porque os meninos têm como mostrar o que fazem durante todo ano e pra eles também é importante. Eles se sentem bem no meio de pessoas que são iguais a eles. Meu filho fica muito feliz com os eventos”, disse. Segundo ela, também é importante para conscientizar a população sobre o assunto.

A 10º Semana da Pessoa com Deficiência acontece entre os dias 17 e 22 de setembro. O evento faz parte do calendário do município e tem como um dos objetivos conscientizar a população sobre o assunto e também reivindicar novos avanços nas políticas públicas para as pessoas com deficiência, sejam elas pessoas com diferentes níveis de limitação física, sensorial (ouvir ou enxergar) e cognitiva (mental).

Reportagem e foto: Raquel Lopes
Publicação: 18/09/2018