PAU –BRASIL – COMENTÁRIOS

No dia 3 DE MAIO comemoramos o dia do Pau-Brasil, árvore típica da Mata Atlântica (Paubrasilia echinata). Esta árvore pode alcançar até 15 metros de altura e possui galhos com espinhos.

De acordo com Silva, Daniel Neves (2020), essa “árvore ganhou importância para os portugueses por conta da sua madeira, que poderia ser utilizada na construção de inúmeros objetos (como móveis e caixas), mas, principalmente, porque a resina da madeira era utilizada para produzir corante utilizado para tingir tecidos”. Ainda, segundo Silva, “o nome do pau-brasil é alvo de muita especulação e de debate entre os historiadores. O consenso atualmente é que o termo “brasil” fazia referência à resina encontrada na madeira que possui tom avermelhado”. ” (SILVA, Daniel Neves, 2020).

Os historiadores apontam que, na Europa medieval, já se conhecia uma árvore semelhante ao pau-brasil. Essa, porém, era originária da Ásia, e é conhecida como Biancaea sappan. Os registros apontam que a madeira e o corante dessa árvore eram conhecidos por nomes como “brecilis” e “brezil”. Esse corante era utilizado para tingir tecidos na Europa, cujo nome circulava em diversas partes do continente, já nos séculos XII e XIII.

Vale ressaltar que a exploração dessa árvore foi uma importante atividade econômica exercida pelos portugueses, durante o século XVI, o que levou, inclusive, à sua quase extinção, em razão da derrubada de inúmeras árvores. A extração da madeira seguiu sendo realizada até meados do século XIX, e a recuperação da quantidade de árvores na natureza somente aconteceu na segunda metade do século XX.

Atualmente, o plantio é a única forma de ter a liberação de uso do pau-brasil, já que a Lei da Mata Atlântica, aprovada em 2006, proíbe até mesmo o manejo sustentado da planta, sem a possibilidade de extração legal na floresta, conforme descreve a Rev. Globo Rural, Edição 282 – Abr./09.

Embora,  nos dias atuais, o Pau-Brasil não constitua mais uma atividade econômica efetiva, vale ressaltar a importância de conhecermos o passado dessa árvore para o Brasil, suas contribuições culturais, socioeconômicas e históricas, para que possamos entender o presente e, na medida do possível, pensar e planejar um futuro mais sustentável.

Nesse sentido, com o intuito de possibilitar a você, caro leitor, conhecer um pouco mais sobre a origem, as características e as influências dessa árvore na história do Brasil, alguns questionamentos se tornam interessantes, como: Você a conhece? Você sabia que essa árvore deu o nome ao nosso país, e que ela teve uma grande importância em seu processo de colonização?

Nesse vídeo, Regina Casé, conta de forma clara, fácil, ilustrada e bem humorada, a história dessa árvore e como ela sempre esteve ligada à nossa Cultura.

Divirta-se, assistindo ao vídeo: UM PÉ DE QUÊ? Pau-brasil, na íntegra, clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=dL-8aeITous&t=373s