Para todos nós: Paz, Felicidade, Saúde e Esperança!!!

Prezada comunidade escolar,

Durante os últimos meses, o Programa de Biblioteca e Leitura, por meio de seus informativos, abordou diversos temas sobre as bibliotecas. Falamos da importância das pesquisas na sociedade da informação, do papel das bibliotecas no processo de ensino-aprendizagem, de diversos temas como: inclusão, racismo, diversidade e outros os quais acreditamos que devem sempre fazer parte dos projetos e acervos das bibliotecas escolares. Os profissionais que atuam nesses espaços, bibliotecônomos e auxiliares de biblioteca igualmente foram contemplados em nossas temáticas, além do papel de toda a comunidade: estudantes, pais, responsáveis, professores, pedagogos, dirigentes, educadores e gestores na construção de uma comunidade leitora e crítica. A importância da leitura e da literatura, em seus diversos gêneros literários, não ficaram de fora desses encontros remotos do Programa de Biblioteca e Leitura. CLIQUE AQUI.

Um outro aspecto a ser considerado a respeito dessas muitas tertúlias virtuais, textuais, literárias, informativas e reflexivas refere-se ao fato de que todas elas foram registradas e permanecerão disponíveis para leitura e releituras no endereço eletrônico: http://www.contagem.mg.gov.br/estudacontagem/ correspondente à página oficial da Prefeitura do Município, mais especificamente no Blog da Educação: Estuda Contagem.

Nessa perspectiva, prosseguimos pelas veredas que nos conduzirão ao término do ano de 2020 d.C., um ano diferente… Com nossos olhares e pensamentos focados no que irremediavelmente virá. Contudo, nosso grande poeta Vinícius de Moraes e seu parceiro Toquinho nos ensinam que “Nada renasce antes que se acabe. E o sol que desponta tem que anoitecer”. Não creem nisso? Que tal ouvir e cantar essas palavras acompanhados(as) por um grupo de amigos desses compositores? Desejam experimentar? Abaixo, encontra-se o link como um convite para que possam se deliciar com essa canção.

Sabemos que nunca estamos prontos e que lacunas estão abertas. No entanto, buscaremos sempre o aprofundamento de estudos e pesquisas relacionados às temáticas, ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas, reafirmando, assim, nosso compromisso de desenvolver, bem como fomentar práticas que promovam a disseminação de saberes na Rede Municipal de Educação de Contagem. Para isso,

posicionamo-nos entre a palavra e o leitor no fazer cotidiano enquanto mediadoras e mediadores de leitura. Todavia, já não somos os mesmos como quando começamos. Isso, porque, conforme um outro grande poeta, chamado Fernando, o Pessoa:

“Não sei quantas almas tenho. Cada momento mudei. Continuamente me estranho. Nunca me vi nem acabei”.

Diante disso, que nossos futuros encontros aconteçam em breve, a fim de produzirmos, juntos, novas aprendizagens e vivências, permeadas, incansavelmente, pela esperança em dias melhores. Tempos em que possamos sair do virtual e nos abraçarmos de modo coletivo e presencial. Por esse motivo, pensamos, positivamente, assim como o poeta Augusto dos Anjos que, em um de seus escritos, registrou

“A Esperança não murcha, ela não cansa, Também como ela não sucumbe a Crença, Vão – se sonhos nas asas da Descrença, Voltam sonhos nas asas da Esperança”.

Com esse espírito, desejamos a vocês todo o bem, que tenham um final de ano feliz e próspero, com saúde e paz. Despedimo-nos e agradecemos pela companhia durante o 2020 que se finda, reiterando, a partir da genialidade do poeta, também nosso, Carlos Drummond de Andrade, que: “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.

Abraço a todos (as)!!!!!

Equipe do Programa de Biblioteca e Leitura – Contagem das Letras.

REFERÊNCIAS:

ANDRADE, Carlos Drummond de. Ser feliz. Disponível em:< https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/ /199056#:~:text=Que%20a%20felicidade%20n%C3%A3o%20dependa,e%20acima%20de%20tudo%20ouvir.&text=Ser%20feliz%20sem%20motivo%20%C3%A9%20a%20mais%20aut%C3%AAntica%20forma%20de%20felicidade.>. Acesso em: 25 nov. 2020

ANJOS, Augusto dos. Esperança. Disponível em:< https://www.culturagenial.com/poemas-augusto-dos-anjos/>. Acesso em 23 nov. 2020.

MORAES, Vinícius de, TOQUINHO. Sei lá… a vida tem sempre razão. Disponível em:<http://www.viniciusdemora aes.com.br/pt-br/musica/cancoes/agua-de-beber-garota-de-ipanema-sei-la-vida-tem-sempre-razao>. Acesso em: 24 nov. 2020.

PESSOA, Fernando. “Fui eu?” Disponível em:< https://institutoinvida.com.br/fui-eu/>. Acesso em 23 nov. 2020.

RESENDE, Acílio Lara. “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”. O Tempo, Belo Horizonte, 31 dez. 2015. Disponível em:<https://www.otempo.com.br/opiniao/acilio-lara-resende/ser-feliz-sem-motivo-e-a-mais-autentica-forma-de–forma-de-felicidade-1.1202530>. Acesso em: 25 nov. 2020.

Sei lá… a vida tem sempre razão (Toquinho / Vinicius de Moraes)

Tem dias que eu fico Pensando na vida E sinceramente Não vejo saída Como é, por exemplo Que dá pra entender A gente mal nasce Começa a morrer Depois da chegada Vem sempre a partida Porque não há nada Sem separação Sei lá, sei lá A vida é uma grande ilusão Sei lá, sei lá Só sei que ela está com a razão A gente nem sabe Que males se apronta Fazendo de conta Fingindo esquecer Que nada renasce Antes que se acabe E o sol que desponta Tem que anoitecer De nada adianta Ficar-se de fora A hora do sim É um descuido do não Sei lá, sei lá Só sei que é preciso paixão Sei lá, sei lá A vida tem sempre razão

Tonga Editora Musical LTDA

Disponível em:<http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/agua-de-beber-garota-de-ipanema-sei-la-vida-tem-sempre-razao>