Palestras sobre educação ambiental são ministradas para professores da Funec

Após as palestras, os professores fizeram um passeio pelas trilhas do Parque Gentil Diniz, no Centro de Contagem.

A Prefeitura de Contagem, por meio da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), ministrou palestras sobre educação ambiental para duas turmas de professores da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). O evento se deu em dois dias, na Casa Verde do Parque Gentil Diniz, Centro de Contagem. Educador ambiental e um dos palestrantes Rodrigo Ribeiro, explica que o objetivo é levar o curso a todas as unidades da Funec. “Fomos procurados pela fundação para colaborar com a formação dos professores. Vamos falar um pouco do histórico da educação ambiental, da legislação brasileira, do trabalho que Diretoria de Educação Ambiental da Semad vem desenvolvendo no município e como levar esse trabalho para dentro da Funec”, informou.

Após as palestras, os professores fizeram um passeio pelas trilhas do parque, acompanhados pela ecóloga Jeruza Araújo que, durante o percurso falou sobre o bioma, a fauna e a flora presentes. Depois foi a vez do educador ambiental e musicólogo, Geraldo Amâncio, fazer uma apresentação artística usando instrumentos feitos de material reciclado. A pedagoga Roberta Diogo, representante da diretoria de Ensino da Funec, conta que as palestras vão auxiliar na formação dos professores. “Estamos desenvolvendo, esse ano, a formação continuada em serviço com os professores. Ao longo do ano, estamos fazendo encontros mensais divididos em áreas de conhecimento. Pensando em um novo ensino médio, buscamos incorporar a educação ambiental, que é um tema tão importante quanto o atual. A gente espera que os professores presentes passem esse conhecimento aos alunos e, também, para os outros professores que não tiveram oportunidade de participar.”

Cerca de 30 professores das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza participaram dos dois dias de atividade. O curso vem também para agregar conhecimento para atividades de plantio de árvores que a Funec pretende fazer nas suas unidades. Para a Semad, é uma oportunidade de ampliar as parcerias que já desenvolve com instituições de ensino, reforçar a questão da arborização urbana e contribuir para o projeto Cidade Verde. Como reforça Rodrigo Ribeiro “o importante é difundir o conceito de que uma escola arborizada não fica isolada, mas faz parte de um corredor ecológico que perpassa todo o município.”

Reportagem: Túlio Andrade
Foto: Túlio Andrade
Publicação: 29/08/2019