Palestra trata a humanização de alunos estrangeiros

Projeto “Escolas sem Fronteiras” trabalha no acolhimento de imigrantes através da educação.

A Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém, na Regional Sede, organizou palestra voltada para a inserção social de imigrantes por meio da educação. O objetivo foi a inserção desses estrangeiros pensando na humanização e adaptação dos mesmos no município.

Na palestra estiveram presentes alunos dos 5º e 7º anos. Foram compartilhados direitos e deveres para combater o preconceito dentro e fora da sala de aula. Quem ministrou o conteúdo foi o haitiano, Phanel George, que é professor de francês e veio para o Brasil em 2004 para ensinar o idioma. “A prevenção do preconceito, de racismo, deve existir. Temos duas crianças haitianas aqui na escola e a gente se preocupa com a recepção, o tratamento, a atenção dos professores e criamos essa palestra para esse tipo de debate”, explica Phanel George.

Denominado “Escola sem Fronteiras”, a aula serviu para levar um pouco da cultura estrangeira para dentro das salas de aula. Phanel interagiu com os jovens para que eles pudessem também emitir sua opinião sobre a xenofobia. “Eu defendo muito a igualdade, acredito que todos possam ser amigos”, destaca o estudante, João Vitor.

“Precisamos lutar contra o preconceito em todas as vertentes. E cabe a cidade fazer essa tarefa. E isso começa pela educação. A educação é um direito de todos e precisamos fazer da educação uma arma contra a violência”, finaliza a professora, Edirléia Pádua Batista Leite.

Atualmente na rede municipal de educação estão matriculados 50 alunos imigrantes, distribuídos nos ensinos infantil, fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 18 instituições do município.

Reportagem: Nayara Macedo (sob a supervisão de Leonardo Melo)
Foto: Newton de Castro Resende