Orientações Pedagógicas para a EJA

Aos Educandos e Educadores da EJA.

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.
Paulo Freire

A Educação de Jovens e Adultos e os grupos de estudos no WhatsApp

A popularização de aplicativos de mensagens instantâneas trouxe muitos benefícios para o nosso dia a dia, principalmente para os estudos a distância. Os educandos passaram a utilizar a tecnologia para fins estudantis.

Em época de pandemia, o aplicativo WhatsApp é uma proposta a considerar, sendo um dos aplicativos mais populares do segmento no Brasil.
Porém, a organização da escola para a proposta de trabalho é essencial para ser realizado com todo o coletivo escolar.
Este novo universo adentra as casas dos educandos como forma de socialização, interesse, conhecimento, mesmo a distância, e um meio de manter vínculo tanto com a diversidade da sala de aula na pessoa dos colegas, como dos educadores.

O WhatsApp é um meio de comunicação relativamente recente e seu uso traz novas possibilidades de contato e acesso com a escola. Uma boa definição, a partir de um projeto do corpo docente, minimiza as dificuldades.

Algumas organizações são essenciais:

Educandos

-Organize-se para entrar nos grupos nos devidos horários;
-Evite conversas paralelas no momento das aulas, uma vez que são muitos educandos participando simultaneamente e estes assuntos podem causar distrações;
-Evite enviar mensagens fora de seu contexto original, o mundo digital traz em si excessos em formas de entretenimento;
-Procure um lugar tranquilo e calmo;
-Evite distrações nos horários de atendimento escolar, como TV, rádios e outros formatos que concorrem com aquele momento;
-Procure sanar todas a dúvidas recorrentes no momento da aula.

Educadores

-Organização de abertura e fechamento dos grupos unicamente para o contexto educativo;
-Organize bem os horários para cada disciplina;
-Sempre uma conversa inicial com o educando ajuda a aproximar nestes tempos pandêmicos;
-A utilização de vídeos, áudios, imagens, links web e documentos em Word ou PowerPoint e outras mídias ajuda no processo de ensino-aprendizagem;
-Destaque para os educandos a importância da presença de todos nas aulas;
-Elabore uma proposta de trabalho clara e objetiva;
-Sempre dê um feedback para os educandos sobre as atividades propostas.

Novas tecnologias e a educação digital

Assim como no ambiente off-line, os grupos de WhatsApp e demais canais digitais exigem um comportamento respeitoso. Isso deve ser guiado por regras implícitas de comunicação coletiva.
Porém, ao contrário dos meios off-line, cujos hábitos de uso se baseiam em décadas de experiência, os atuais aplicativos são de uso recente e suas boas práticas estão em processo de descoberta e desenvolvimento.

Para promover uma cultura de respeito nos grupos de WhatsApp, precisamos disseminar a educação digital. Como? Orientando e incentivando os educandos para que se comuniquem na internet de forma responsável e consciente.

Afinal, já há algum tempo o mundo digital deixou de ser uma invenção inacessível. Atualmente, é uma ferramenta que faz parte das nossas relações sociais e, como tal, é melhor aproveitada quando usada com bom senso.

Com medidas de incentivo para um uso mais consciente, o aplicativo se torna uma ferramenta de acesso entre o educando e a escola, um recurso prático de interação no dia a dia.
Citamos o WhatsApp, mas seja qual for o meio de comunicação escolhido pela escola, a prioridade é sempre manter um clima de aprendizado a favor do bem-estar e desenvolvimento dos educandos.

CLIQUE AQUI PARA LER AS ORIENTAÇÕES.