Novos membros do Conselho Municipal de Educação de Contagem tomam posse

Evento foi realizado nessa quarta-feira (12), no auditório da Prefeitura de Contagem

Na manhã dessa quarta-feira (12) ocorreu a solenidade da posse dos novos membros do Conselho Municipal de Educação de Contagem. A solenidade, no auditório da Prefeitura, contou com a participação de autoridades, membros da sociedade civil e do poder público.

O Conselho municipal de Educação é composto por 25 conselheiros titulares e 25 suplentes. O novo mandato terá duração de três anos. “O Conselho Municipal de Educação é muito atuante; é um conselho plural. Temos membros do poder legislativo, executivo e sociedade civil. Analisamos tudo que se refere a educação no município”, destacou a Presidente do Conselho de Educação, Thássia Leão.

A função dos conselheiros não é remunerada. No Conselho existem três comissões temáticas de trabalho: Comissão de Ensino; Comissão de Legislação, Planejamento e Análise Financeira; e Comissão de Divulgação e Eventos. “A participação do conselho é importante e necessária. Estamos fazendo a recomposição dos conselheiros e membros do conselho para que possamos trabalhar juntos na política pública, especialmente em relação a educação”, disse a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza.

Criado por meio da lei Municipal n° 1609, de 20 de dezembro de 1983, o Conselho Municipal de Educação de Contagem (CMEC), é um órgão de natureza colegiada e permanente, que desempenha funções normativas, deliberativas, consultivas e de controle sócia. Tem como objetivo assegurar a participação da sociedade no aperfeiçoamento da educação municipal.

A mesa foi formada pela secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, pelo subsecretário de Gestão e Operação, Sérgio Mendes, pela Coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Galdina Arrais, pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Thássia Leão e pelos vereadores Caxicó, Daniel do Irineu e Jair Tropical, que assinaram o termo, referendando a posse. Os novos conselheiros começam a atuar imediatamente.

Confira mais fotos da posse na Galeria 1 e Galeria 2.

Reportagem: Nelson Augusto
Fotos: Geraldo Tadeu