Nova sede da Seduc e Funec é inaugurada

Chamada como a nova casa da Educação, a sede própria foi toda revitalizada para receber os servidores e a comunidade contagense

Em clima de comemoração, a nova casa da Educação, patrimônio de Contagem, foi inaugurada nesta sexta-feira (1/11). Agora, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) funcionam na antiga Escola Municipal Pedro Pacheco, na Rua Coimbra, Nº 100, bairro Santa Cruz Industrial, Regional Eldorado. O prédio foi todo revitalizado para receber os servidores e a comunidade contagense.

São 42 salas que abrigam toda a estrutura administrativa, bem como o Conselho Municipal de Educação (CMEC), o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e o Controle Social do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Confundeb), órgãos importantes de controle social. O prédio também conta com salas de reunião, onde é possível ministrar formações, além de biblioteca e auditório.

O hall da sede própria também receberá exposições de artes mensais do Projeto Tudoaver, uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. Pensando no bem-estar dos estudantes e familiares, a nova sede da Seduc/Funec tem mais espaço para melhor atender as demandas solicitadas pelo município durante todo o ano letivo.

“Este prédio abrigou por mais de 40 anos uma escola extremamente importante para Rede Municipal de Contagem, a Escola Pedro Pacheco. Essa escola naturalmente foi palco de mentes, de projetos, de pessoas brilhantes, que por aqui passaram. Como diz Fernando Pessoa, existe uma travessia, às vezes precisamos seguir um novo caminho e isso é a ousadia do ser e do fazer. Foi assim que no governo do prefeito Alex esse prédio se transformou agora na casa dos educadores, nós apenas estamos aqui ajudando a tramitar os processos, na verdade a Rede é de todos. Trabalhamos neste espaço bonito e digno para desenvolvermos os projetos da educação”, saudou a secretária municipal de Educação e presidente da Funec, Sueli Baliza, a todos os presentes na inauguração da nova sede.

Segundo o prefeito Alex de Freitas, todos os municípios enfrentam uma crise financeira há algum tempo, tem sido anos muito difíceis, portanto, Contagem tem feito avanços principalmente nas áreas sociais. “Quero homenagear os servidores da Educação que tem dado um show. A cidade tem colhido significativos frutos, é importante falar dos investimentos, mas quero destacar o crescimento do nível de alfabetização dos nossos alunos até oito anos que está batendo recorde. Estamos saindo de 45% das crianças alfabetizadas para 76% no terceiro trimestre deste ano e vamos chegar no final de 2020 com 95%, isso não é pouca coisa, o mérito é da Rede como um todo. Espero com que a inauguração desse espaço, a casa da Educação, todos vocês encontrem um local adequado, condições mais favoráveis, para aperfeiçoar cada vez mais o trabalho, que tenham mais conforto e que possam promover a educação de maneira mais efetiva, pois quem ganha são as nossas crianças e os nossos jovens”, afirmou.

O subsecretário de Gestão e Operações da Seduc, Sérgio Mendes, ressaltou algumas conquistas da Educação neste ano. “Tivemos a valorização dos servidores, ofertamos muitas formações, estamos reformando as escolas que há muitos anos não tiveram nenhuma revitalização, aumentamos o repasse para as creches parceiras, aumentamos o número de vagas na Rede de Ensino, distribuímos uniformes, melhoramos o kit escolar e a merenda, isso tudo tem que ser destacado. Temos que valorizar a educação e avançar. Quero agradecer ao prefeito e a todos que trabalharam muito para isso”, disse.

Cultura e Arte na inauguração

Tudo foi preparado para que a inauguração da nova sede marcasse o equipamento público como a casa do Educador. As três cantoras contagenses semifinalistas e finalista, respectivamente, do The Voice, Isadora Ferreira, Poly Angel e Negra Mari, fizeram a abertura cantando a música “Coração de Estudante”, clássico de Milton Nascimento. As três iniciaram soltando as vozes entre os convidados fazendo um encontro no palco em que as autoridades estavam, emocionando a todos com a apresentação.

O artista Ramiro Cerqueira, sob a curadoria de Aguinaldo de Souza, expôs suas esculturas na mostra intitulada “Diversidades” marcando a inauguração do novo espaço que pretende ser um lugar para mostras de projetos artísticos realizados nas escolas da Rede Municipal, exposições de artistas de Contagem, BH e região, além de mostras institucionais de caráter cultural. O espaço será integrado ao Projeto Tudoaver, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude.

A exposição ficará disponível para visitação até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Também estiveram presentes na inauguração da sede própria da Seduc/Funec, a primeira-dama de Contagem, Luciana de Freitas, a subsecretária de Ensino, Dagmá Brandão, a vice-presidente da Funec, Raquel Parreira, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Thássia Leão, os vereadores Caxicó e Edgar Guedes, além de secretários municipais, diretores, professores e servidores da Rede Municipal.

Reportagem: Vanessa Trotta
Fotos: Geraldo Tadeu