Mostra de ciências leva conhecimento aos estudantes

Escola Municipal do Tropical promoveu evento voltado para alunos, pais e comunidade

A II Mostra de Ciências da Escola Municipal do Bairro Tropical, na Regional Petrolândia, reuniu estudantes, pais e comunidade para dois dias de extensa programação. Na primeira parte houve apresentações dos estudantes do 8º ano. Eles criaram músicas relacionadas ao conteúdo estudado na disciplina de Ciências Naturais. Além disso, participaram de uma palestra sobre feiras de ciências e mulheres cientistas.

A segunda etapa contou com a exposição de trabalhos. Ao todo, foram 70 pesquisas produzidas por 500 estudantes, do 5º ao 9ºano. Cada trabalho foi avaliado por sete equipes compostas por estudantes, educadores e comunidade. Com tema livre, a preparação durou dois meses. A proposta era incentivar a busca pelo conhecimento. “A pesquisa promove um estudo aprofundado, mais criterioso”, destacou a vice-diretora, Maria Martins Amorim.

Os visitantes também puderam aprender com os educadores. Eles ministraram palestras sobre como a criança aprende a língua materna, e o envolvimento da família na educação escolar dos filhos. Além de todo o conteúdo apresentando uma grande novidade chegou para os estudantes, pois novo laboratório de ciências foi inaugurado.

A II Mostra de Ciências da Escola Municipal do Bairro Tropical faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal.

Reportagem: Júlio César Santos