Mostra Cultural homenageia Paulo Freire e traz perspectivas de crianças sobre o mundo pós-pandemia

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Edson Diniz será palco, de 3 a 12/11, da Mostra Cultural 2021. Com o tema “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, frase consagrada do educador Paulo Freire, a exposição será composta por produções artísticas e literárias dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental, do Sítio Escola 4 Elementos, que retrataram a leitura do mundo pós-pandemia, por meio da criação de uma colcha de retalhos, cartas, gaiola e um varal de poesia..

De acordo com Andréa Barbosa, responsável pela biblioteca, nos últimos 19 meses, a pandemia distanciou as pessoas e proporcionou uma leitura de mundo diferente, restrita a uma janela, à tela do computador, uma tv ou telefone celular. “Os estudantes tiveram que se adaptar a novas formas de ensino, além de, emocionalmente, lidar com as frustrações, privações e perdas trazidas pela pandemia”, disse. Já a supervisora do Sítio Escola 4 Elementos, Angélica do Vale, enfatizou como a Mostra se dará: “A intenção, com essa mostra, foi trazer uma nova perspectiva e ver deles o que esperam do futuro. A atividade contempla uma nova realidade, um recomeço, uma nova maneira de enxergar o mundo e quais os desafios daqui por diante”.

Ela destacou, ainda, a perspectiva pedagógica de vários especialistas em educação. “As escolas, neste momento, precisam preparar os estudantes de uma forma mais ampla, trabalhando as competências socioemocionais, reforçando valores e sua visão de mundo”.

A organizadora do evento, Mariana Couto, esclareceu que a exposição também é uma menção ao centenário de Paulo Freire, que acreditava ser a educação libertadora e capaz de promover mudanças. “Dentro da perspectiva da educação em que a criança aprende com a própria realidade, perguntamos: o que será de nós, que mensagens gostaríamos de ouvir, o que há de incentivo. Assim, mostraremos o que as crianças esperam do futuro delas, com desenhos e textos, com amor e carinho, diferentemente, daquela tristeza que passaram nesses quase dois anos convivendo com a pandemia”.

Ela ressaltou que a Biblioteca Pública Municipal Dr. Edson Diniz é um “importante espaço social e insere-se neste desafio ao acolher diversas manifestações artísticas e culturais, na busca pela promoção do diálogo e exercício da cidadania”, concluiu.

A mostra pode ser visitada de 3/11 a 12/11, das 8h às 12h e das 13h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Serviço:

Mostra Cultural 2021 – “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”

Local – Biblioteca Pública Municipal Dr. Edson Diniz (Casa Rosa)

Endereço – rua Dr. Cassiano, 120 – Centro – Contagem

Data – 3 e 12 de novembro

Horário – 8h às 12h e 13h às 18h – de segunda à sexta-feira

Repórter João Cavalcanti

Foto Elias Ramos/PMC