Mães que acompanham de perto a vida escolar dos filhos recebem presente de escola de Contagem

As participantes do projeto “Mães que Acolhem” visitaram dois museus em Belo Horizonte

A Escola Municipal Vereador Jésu Milton dos Santos, da Regional Industrial, promoveu uma excursão para na Casa FIAT de Cultura e para o Museu de Artes e Ofícios (MAO), em Belo Horizonte. Mas se engana quem acha que a programação foi voltada para os estudantes. O passeio foi destinado para as mães dos alunos que participam do projeto “Mães que Acolhem”.

O projeto surgiu em março deste ano e reúne mães que participam de forma ativa do cotidiano da escola. O passeio foi uma forma de oferecer cultura e diversão para essas mulheres.

Na Casa FIAT de Cultura, as visitantes puderam conhecer a exposição: “São Francisco – Na Arte de Mestres Italianos”. As 40 mães apreciaram obras da era Renascentista e do Barroco de autores consagrados como Tiziano Vecellio, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino e Cigoli. “Foi uma experiência única poder sair do meu bairro, vir até Belo Horizonte e ter a chance de entrar pela primeira vez numa exposição tão rica e belíssima como esta”, destaca a mãe e também educadora infantil, Clicia Alves de Oliveira.

Já No Museu de Artes e Ofícios elas tiveram a chance de conhecerem a história do trabalhador brasileiro. A dona de casa, Tereza Freitas, ficou encantada com as exposições. “A escola se preocupou em nos oferecer um passeio didático e com isso podemos conhecer cultura e lugares diferentes”, esclarece.

Para a vice-diretora, Magda Antunes, o projeto “Mães que Acolhem” proporcionou uma aproximação da família às escolas. “As mães têm saído da zona de conforto e adquirido diversas experiências já que elas acompanham a vida pedagógica dos filhos. Nós também damos a oportunidade para que elas aprendam e desenvolvam o censo crítico por meio de palestras e debates”, finalizou.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu