Livro “Pensado Fora do Eixo – Escritos de Nova Contagem” é lançado

Patrocinado por recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) de Contagem, obra reuniu poemas, contos autorais e ilustrações de 30 talentos da comunidade escolar da Funec Nova Contagem.

A noite da última sexta-feira (29/11) foi de muita emoção para a comunidade escolar de Nova Contagem. Após passar por um processo de criação e amadurecimento que começou ainda em 2018, o livro “Pensando Fora do Eixo – Escritos de Nova Contagem” foi oficialmente lançado. A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades, representantes das dez unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) de Contagem, da comunidade escolar da Funec Nova Contagem e, claro, dos integrantes do grupo “Pensadores Fora do Eixo”, 30 autores que assinam textos, ilustrações e a organização da obra. Os livros foram vendidos ao valor simbólico de R$ 10, para a arrecadação de fundos para uma possível segunda edição da obra, e seguem à venda na Funec Nova Contagem, no horário noturno.

O coletivo dos Pensadores e os preparativos para o lançamento do livro foram inclusive tema de uma série de reportagens publicada no Portal da Prefeitura, disponível AQUI.

Trata-se da materialização de um trabalho desenvolvido pela comunidade escolar da Funec Nova Contagem que envolve incentivos à leitura e à escrita e que teve o patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) de Contagem. O valor financiado pelo FMIC foi de R$ 8 mil, com a impressão de 500 exemplares. Segundo os organizadores, em breve, será lançada também uma versão para download disponível no e-book da amazon.

Dedicado àqueles que se tornarão leitores e à comunidade de Nova Contagem, foi um importante meio de expressão e ressignificação para os componentes do “Pensadores Fora do Eixo”, coletivo de discussões da unidade a partir do qual a obra se resultou. Depoimentos de como a participação no processo de construção coletiva do livro foi fundamental para quebrar paradigmas, (re)descobrir talentos, construir uma nova visão sobre o próprio valor diante de si de dos outros e para enxergar beleza no diferente – nada disso possível sem o aporte da escrita e da leitura – marcaram as falas dos Pensadores. Nem todxs estiveram presentes ou conseguiram chegar no horário marcado, afinal, são batalhadorxs do cotidiano e o perrengue deles é real. Contudo, todxs foram devidamente representados e seguirão unidos pela obra, um alento poético em tempos de estranhamento.

Tudo começou nos encontros no “Café com leitura”, projeto permanente da Biblioteca Cora Coralina, da Funec Nova Contagem, oportunidades que acabaram por formar um novo grupo de discussões na escola, o “Pensadores Fora do Eixo”. No início, a intenção era a de reconstruir a memória social da região de Nova Contagem, por meio da coleta de depoimentos de moradores antigos da localidade. Com essa finalidade, dois alunos, supervisionados por dois professores, passaram a receber bolsas do Programa de Incentivo a Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Na ocasião, o projeto era intitulado “Recontando Nova Contagem”, mas a iniciativa se mostrou muito desafiadora e ampla para que apenas dois estudantes pudessem dar conta. Novos estudantes e voluntários passaram a fazer parte do intento. Com o correr da carruagem, outros assuntos surgiram e os integrantes do grupo começaram a falar de si mesmos e da percepção de mundo visto pelas lentes da juventude. O livro “Pensando Fora do Eixo – Escritos de Nova Contagem” é fruto dessas discussões que ocorreram semanalmente para debater textos produzidos pelos integrantes do coletivo, autores clássicos e reportagens.

Presente ao evento, a diretora de Ensino da Funec, Alice Arcebispo, acompanha o grupo desde sua gênese. Para ela, a gestão da educação na cidade preza pela construção e incentivo à autonomia dos estudantes. “Nossos alunos estão sendo preparados para caminhar com as próprias pernas. Temos, hoje, um ex-aluno da rede que entrou com o projeto no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) de Contagem, e o livro foi viabilizado. Quando o poder público abre oportunidades, as pessoas aparecem. Elas só precisam dessas oportunidades para dizer sobre si e sobre o mundo, transformando realidades”, afirma a diretora de ensino da Funec.

Acompanhe o “Pensadores Fora do Eixo” pelas redes sociais: @pensadoresforadoeixo

Impressão: Gráfica e Editora O Lutador

Edição: Editora Danielle Alves

1ª edição – 62 páginas