Lançamento de livro com contos autorais coroa todo o esforço e dedicação dos “Pensadores Fora do Eixo”

Grupo formado pela comunidade escolar da Funec Nova Contagem obteve recurso e publicação está prevista para o fim deste ano.

Formado pela comunidade escolar da Funec Nova Contagem para incentivar a leitura e escrita, o grupo “Pensadores Fora do Eixo” se prepara para um grande salto no infinito campo do conhecimento. Vai publicar um livro com contos assinados, ilustrados e diagramados pelos seus componentes. A publicação é fruto dos encontros semanais na Biblioteca Cora Coralina, da instituição de ensino, para debates sobre os textos produzidos pelos integrantes do coletivo.

Com mais de 20 componentes, entre alunos, ex-alunos, professores, a bibliotecária da Funec e representantes da comunidade escolar – de Nova Contagem e vilas do entorno -, o “Pensadores Fora do Eixo” já produziu 13 contos. A expectativa é a de que mais dois sejam acrescentados ao livro, previsto para ser lançado no final deste ano. Quem não participa da produção dos textos contribui em outras frentes, como as ilustrações e diagramações.

As decisões editoriais sobre o conteúdo do livro são tomadas em conjunto. A publicação será financiada com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC), integrante do Sistema Municipal de Cultura, Esporte e Juventude por meio de edital publicado neste ano. Foram captados R$ 8 mil e a estimativa é a de que sejam impressos 154 exemplares.

“Nos inscrevemos para conseguir o recurso e ficamos em um lugar bem alto na lista de aprovados”, destaca Lucas Thiago dos Santos. Aluno do 3º da Funec Nova Contagem, ele é um dos organizadores do livro, ao lado dos professores Frederico Alves Lopes e Márcia Cristina de Andrade.

Além do esforço para captar recursos para a impressão, Lucas Thiago cuida dos trâmites burocráticos. Mas ele destaca que a obtenção da verba foi graças à ajuda de todo o grupo.

Continuidade

O jornalista Yuri Soares, ex-aluno da Funec Nova Contagem, faz parte do “Pensadores Fora do Eixo”. Mesmo egresso da instituição de ensino, ele continua participando das ações de incentivo à leitura e escrita da Biblioteca Cora Coralina. “O grupo de comunicação Cora Coralina surgiu em 2016 como meio para que alunos da escola pudessem falar sobre o cotidiano escolar e de incentivo às doações de livros para aumentar o acervo da biblioteca. No final daquele ano conseguimos obter mais de 300 obras doadas”, disse.

Segundo Yuri, outra proposta do grupo era criar uma nova perspectiva ante a visão que associava a biblioteca a um lugar de castigo, para onde os alunos são levados como punição a possíveis transgressões. “A gente queria tirar um pouco dessa visão e manter a biblioteca aberta, que é o local em que a gente faz nossas leituras, compartilha nossos textos autorais, de autores clássicos ou pouco conhecidos. A proposta continua. O grupo vem crescendo ao longo dos anos, alunos entram e saem e as pessoas amadurecem ali dentro”, aponta o jornalista.

Clara Vitória Resende, aluna do 3º ano e que assina contos no livro, faz planos para tão o sonhado dia de autógrafos. “Quando surgiu a oportunidade do lançamento do livro eu não achei que fosse algo tão sério e grande. Desenvolvemos o projeto, conseguimos verba e no final deste ano estarei autografando. Sempre quis escrever um livro e não imaginava que seria tão rápido (risos). Eu brinquei com os meus amigos que 2019 seria meu ano e que eu conseguiria tudo que eu queria. E está dando tudo certo”, comemora.

CONFIRA DAS OUTRAS REPORTAGENS DA SÉRIE:

Histórias de Nova Contagem projetadas pelos “Pensadores Fora do Eixo”

Vocação para ler e escrever de secundarista despertada na Biblioteca Cora Coralina, da Funec Nova Contagem

“A literatura é meu foco, e com ela consigo melhorar a minha vida”, afirma jovem poeta do “Pensadores Fora do Eixo”

Prestes a terminar o ensino médio, Clara Vitória comemora o crescimento intelectual após se ingressar no “Pensadores Fora do Eixo”

Reportagem: Carolina Brauer
Foto: Adelcio R. Barbosa