Inscrições para o projeto “Protejo” têm início

Por meio da iniciativa, jovens de 15 a 24 anos que moram na regional Petrolândia com histórico de exposição à violência doméstica e/ou urbana ou em conflito com a lei, poderão participar de diversas capacitações.

Atenção, você que é jovem com idade entre 15 e 24 anos e reside nos bairros Campo Alto, Instâncias Imperiais, Industrial São Luiz, Nascentes Imperiais, São Luiz, Sapucaias I, Sapucaias II, Sapucaias III, Tropical e Vila Beija-flor, na regional Petrolândia: começam hoje, quinta-feira, 1/8, as inscrições para o projeto “Protejo”, que vai ofertar cursos e atividades ligadas à formação e inclusão social.

As inscrições poderão ser feitas das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 9/8, na Escola Municipal José de Alencar, localizada na rua Crisopácio, nº 27, bairro Sapucaias II, local onde também será ofertado o projeto.

O “Protejo” é voltado a jovens que têm com histórico de exposição à violência doméstica e/ou urbana ou em conflito com a lei. Serão ofertadas 100 vagas. Organizado pela Secretaria Municipal de Defesa Social, o projeto terá carga horária total de 600 horas e vai oferecer bolsas mensais no valor de R$ 100 para esses jovens. O pagamento ocorre via Ministério da Justiça e é de responsabilidade do governo federal.

Temas a serem desenvolvidos

Conteúdos como sexualidade, família, maternidade e paternidade responsável, técnicas de resolução não violenta de conflitos, redução de danos e prevenção do uso de drogas, iniciação ao mundo do trabalho e qualificação profissional, informática e noções básicas de direitos serão abordados ao longo do projeto. Haverá também atividades esportivas e de lazer, como dança e teatro.

Critérios de participação

Além do critério de idade e de moradia na área de abrangência do projeto, para participar do “Protejo”, o jovem precisa estar inserido em pelo menos uma das seguintes condições: estar em situação de vulnerabilidade social, doméstica ou urbana; estar em situação de rua; ser vítima de criminalidade ou ter familiar nessa condição; estar em cumprimento de medidas socioeducativas ou de penas alternativas; ser egresso do sistema prisional.

Participe!

Inscrições abertas para o projeto “Protejo”

Data: de 1 a 9/8/2019 (segunda a sexta-feira)

Horário: das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Local: Escola Municipal Senador José de Alencar.

Endereço: rua Crisopácio, nº 27, bairro Sapucaias II.

Vagas ofertadas: 100.

Valor das bolas mensais: R$ 100,00.

Reportagem: Carolina Brauer
Arte: Renata Coura