Horta Urbana é implantada na Umei Sapucaias

Esse projeto será estendido a outras escolas da cidade. Atualmente, os técnicos da Semad estão em fase de visitação para avaliar a possibilidade de implantação.

m dos programas mais interessantes que a Prefeitura de Contagem realiza, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), é o desenvolvimento de hortas urbanas nas escolas da cidade. Um grande exemplo é o que acontece na UMEI Sapucaias, onde, além da horta, foram plantadas cerca de 70 mudas de árvores frutíferas em uma parceria com a escola e a comunidade, conforme explica o técnico do setor de arborização da Semad e um dos criadores do projeto, Guilherme de Oliveira. “Durante uma visita à escola vizinha, observei que essa Umei tinha o potencial de receber o projeto e o ofereci à diretora. Ela aceitou imediatamente. Foi o começo dessa parceria bacana.”

Além do conhecimento técnico, a Semad também doou as mudas que foram plantadas com a ajuda dos alunos e da comunidade. Por estar localizada em uma área com muita incidência de escorpiões, sentiu-se a necessidade de desenvolver um método de combate sem o uso de venenos. Daí surgiu a ideia de implantar também um galinheiro, que foi viabilizado com doações de material e animais pela comunidade local.

A Umei Sapucaias atende crianças de um a cinco anos, incluindo alunos com deficiência, que participaram ativamente do plantio. A diretora Carla Maria Ferreira comemora os resultados. “A ideia surgiu como uma forma de oferecer uma atividade que estimule algumas habilidades para o desenvolvimento dessas crianças. Os alunos têm experiência com terra, com os bichos e com as plantas. Assim, eles desenvolvem atividades sensoriais diferenciadas. Eles ajudam a cuidar do pomar, da horta e das galinhas. As crianças participam diariamente das atividades e consomem os produtos que dali saem”, explica.

Segundo Guilherme, esse é um projeto que será estendido a outras escolas da cidade, e já existem outras 20 interessadas em recebê-lo. Atualmente, os técnicos da Semad estão em fase de visitação a esses locais para avaliar a possibilidade de implantação.

Reportagem: Túlio Andrade
Publicação: 29/08/2019