Homenagem ao Dia do Professor

Seduc e Funec desejam a todos os professores da Rede um excelente dia.

Nesta terça-feira (15/10), é comemorado o Dia do Professor. A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), acredita no potencial de cada profissional responsável pela tarefa tão fundamental na vida dos nossos mais de 60 mil estudantes que é a Educação. Nesta importante data, devemos lembrar daqueles que um dia nos mostraram o vasto caminho do conhecimento, respeito e também admiração, assim como já dizia o professor Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Tanto a Seduc quanto a Funec estão atentas aos processos e deveres que a Rede Municipal de Ensino tem passado no decorrer do ano letivo. E dessa forma, algumas reivindicações dos professores da Rede já estão garantidas por meio do empenho do prefeito Alex de Freitas e da secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, como de toda a equipe. Como por exemplo:

* 5% de recomposição de perdas salariais, retroativo ao mês de junho de 2019;

* Alteração do índice do padrão da carreira de 2% para 2,15%;

* Redução da jornada semanal de trabalho do Quadro Administrativo, de 30h para 25h sem redução de salário e sem perdas de direitos;

* Realização de Concurso Público para a área da Educação com previsão de publicação do edital para o mês de setembro;

* Mais um secretário para as Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis);

* Garantia de 1.5 de professores para cada turma;

* Pagamento dos dias de paralisação cortados (30/05, 14/06 e 18/06);

* Merenda para os trabalhadores da Educação a partir da renovação do contrato de prestação de serviço;

* Garantia de nove liberações sindicais para atuação na Subsede Contagem do SindUte. A legislação municipal previa três liberações e, a cada gestão, a diretoria do SindUte dependia da negociação com o Governo Municipal que estivesse no momento. A partir de agora, as liberações pertencem à organização dos trabalhadores em Educação, cabendo aos mesmos o seu encaminhamento;

* Mudança do nível de vencimento para o cargo de diretor de escola municipal e de diretor da Funec, de Dam-7 para Dam-8, representando uma valorização para a categoria.

O dia do professor é importantíssimo ser lembrado hoje, mas é também no decorrer dos anos que o governo municipal tem trabalhado para a valorização desses profissionais que representam o ensino, zelo e amor para as crianças, jovens e adultos da cidade de Contagem. Tenham todos um excelente dia!

Reportagem: Leonardo Melo
Arte: Renata Coura